curiosidades

Universitários brasileiros desenvolvem sorvete que ameniza efeitos colaterais da quimioterapia

Os efeitos colaterais da quimioterapia são diversos. Enjoos, tonturas, fraqueza, queda de cabelo. E um dos mais comuns é a falta de apetite; agravada pelo surgimento de feridas na cavidade oral que tornam dolorosa a ingestão de alimentos.

Mas pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina estão revertendo esse cenário, criaram um sorvete que é capaz de amenizar os efeitos indesejosos do tratamento. Com os sabores morango, chocolate e limão, o sorvete funciona como um complemento alimentar e foi oferecido aos pacientes do Hospital Universitário da UFSC no período de um ano.

Diferente dos sorvetes convencionais, este não tem lactose, nem glúten. É feito com azeite de oliva desodorizado, whey protein isolado – proteína extraída do soro do leite, rica em aminoácidos e de fácil absorção – e fibra.

A aceitação e os resultados do teste foram bastante positivos. “Foi uma surpresa maravilhosa, o sorvete é delicioso e ele minimiza os efeitos da quimioterapia”, disse Carol Gilda Martins, paciente da unidade hospitalar. Raquel Kuerten de Salles, do Departamento de Nutrição da UFSC, é uma das pesquisadoras responsáveis pela pesquisa. Por ser gelado, o sorvete ajuda a anestesiar inflamações na cavidade bucal que dificultam a ingestão alimentar.

A quimioterapia também altera em muito o paladar dos pacientes. Os alimentos adquirem um gosto diferente, aumentando a dificuldade para se alimentar – às vezes, apenas o cheiro da comida é o suficiente para incomodar, explica a médica Giovanna Steffenello, da equipe de Hematologia do hospital.

O aposentado Carlos Alberto Martins é mais um dos que sentem que sua recuperação melhorou quando passou a consumir o sorvete. “Então com sorvetinho ficou tudo de bom. A recuperação é melhor ainda.” Saboroso e eficaz no combate aos efeitos da quimioterapia, o sorvete serve como um incentivo importantíssimo para os pacientes seguirem firmes na recuperação juntamente com outros procedimentos para o tratamento contra o câncer.

Com informações do portal G1, via Psicologias do Brasil

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

4 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

5 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

5 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

5 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

11 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

11 horas ago