JORNALISMO

Teste da xícara de café: Executivo revela segredo do teste que desclassifica muitos candidatos a vagas de emprego

Em uma entrevista de emprego, cada gesto conta, e um bom exemplo disso é a revelação surpreendente feita por Trent Innes, ex-diretor administrativo da Xero Australia, empresa que fornece softwares de contabilidade para pequenos negócios. O executivo contou que costuma usar uma tática inusitada para avaliar candidatos: o teste da xícara de café.

Segundo o Innes, o teste consiste em observar se o candidato à vaga toma a iniciativa de devolver uma xícara vazia (depois de ter tomado café) à cozinha da empresa, sem que a tarefa lhe tenha sido solicitada, isto é. O executivo asutraliano contou que se recusa a contratar pessoas que não passam nesse teste.

“Sempre levo [o candidato] para passear em uma de nossas cozinhas e, de alguma forma, [ele] sempre acaba saindo com uma bebida”, disse Innes em uma entrevista para o podcast “The Ventures”.

“Então pegamos a bebida, fazemos a entrevista, e uma das coisas que sempre procuro no final da entrevista é: a pessoa que está fazendo a entrevista quer levar aquele copo vazio de volta para a cozinha? Você pode desenvolver habilidades, pode ganhar conhecimento e experiência, mas tudo se resume à atitude, e a atitude sobre a qual falamos muito é o conceito de ‘lavar sua própria xícara de café’.”, compeltou ele.

O executvo explica que o truque secreto possibilita que ele tenha um vislumbre de como as pessoas serão como funcionários. “Eu estava tentando descobrir qual era a tarefa mais simples que eu poderia encontrar que, independentemente do que você fizesse dentro da organização, ainda fosse superimportante e realmente impulsionasse uma cultura de pertencimento”, disse ele.

Ainda de acordo com Innes, apenas 5% a 10% dos entrevistados falham no “teste da xícara de café”, pois não levam as xícaras vazias de volta para a cozinha. “O que realmente agrada é que a grande maioria das pessoas se oferecem para levar”, disse ele.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

21 horas ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

22 horas ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

2 dias ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

2 dias ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

2 dias ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

2 dias ago