Susiane Canal

Talvez essa dor não seja sua. Ou não seja de agora

Você já parou para pensar da onde vem essa dor que não lhe deixa em paz? Essa dor que não passa muitos dias sem dar as caras, que aparece nos momentos mais improváveis, que surge sem um motivo específico? Essa dor que não pede licença, que te tira do prumo, que consome as tuas energias?

Muitas vezes, por sermos sensíveis demais, acabamos captando a dor alheia. A dor de um planeta de terceira dimensão, que abriga seres em evolução, que passam diariamente por provas e que, muitas vezes, não conseguem ter a consciência necessária e acabam se desvirtuando. A dor de um planeta que, propositalmente, é denso e cheio de contrariedades.

Ocorre que, se não despertarmos para essa realidade, ficaremos imersos nessa nuvem escura de sofrimento. Esse sofrimento que não é nosso, e que só nos faz mal.

Precisamos ter consciência que, ao sentirmos a dor alheia, não estamos ajudando o outro. Pelo contrário, estamos nos afundando também. A empatia positiva é a que te permite se colocar no lugar do outro e entender a sua situação para ajudá-lo. E o ajudaremos sendo luz, iluminando a realidade e não penetrando com ele na escuridão.

É imprescindível compreender que cada um tem o seu caminho, o seu livre arbítrio e os seus resgates. E isso refoge ao nosso conhecimento e à nossa intervenção.

Por isso, ao sermos atingidos por aquela sensação negativa, devemos parar e analisar: ESSA DOR É MINHA? Se não for, é preciso, de imediato, espantá-la. Senti-la não ajudará ninguém…

Porém, às vezes, a dor que surge pode ser nossa mesmo. Mas não ser de agora. Por isso, ela não faz sentido algum. Mas precisa ser compreendida para ser superada.

Somos, indiscutivelmente, seres em evolução. Nossa história não iniciou agora. Trazemos conosco traumas, tristezas, angústias e desilusões de tempos antigos. Mas, por não termos ciência deles, a dor se torna sem sentido algum. E isso nos deixa confusos. Pode drenar nossas energias e nos desanimar.

É preciso transcender. Há quem afirme que a nossa primeira missão nessa existência seja abandonar a bagagem emocional que carregamos nas costas por eras. Essa bagagem que nos mantém atravancados, que nos entristece e não nos permite avançar.

Precisamos nos libertar desse peso emocional entregando-o ao universo, pois ele não ser serve de nada. Permitir que uma brisa fresca e leve nos envolva com sentimentos novos e positivos. Acreditar, firmemente, que a existência nos concederá tudo o que necessitamos, seja material ou imaterial.

Transcender o sofrimento significa dar um passo além, passar por cima, deixá-lo para traz. Significa compreendê-lo e abandoná-lo. Mas, para tanto, é preciso autopoliciamento, pois não estamos acostumados com essa liberdade. No início, será preciso vigilância constante para não “recairmos”.

Só estaremos colaborando conosco mesmo, com as outras pessoas e com o mundo quando vibrarmos amor, luz, alegria e serenidade. Enquanto ficarmos imensos e dor e sofrimento, o efeito será negativo, para todos.

Imagem de capa Antonio Guillem/shutterstock

Susiane Canal

“Servidora Pública da área jurídica, porém estudante das questões da alma. Inquieta e sonhadora por natureza, acha a zona de conforto nada confortável. Ao perder-se nas palavras, busca encontrar um sentido para sua existência...”

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

18 horas ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

19 horas ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

20 horas ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

20 horas ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

2 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

2 dias ago