JORNALISMO

Taiwan enfrenta terremoto mais forte em 25 anos; nove pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridos

Um forte terremoto atingiu Taiwan nesta quarta-feira (3), sendo o maior em pelo menos 25 anos no país. O tremor de magnitude 7,2 provocou a morte de nove pessoas e deixou mais de 800 feridas, enquanto outras 50 estão desaparecidas após um deslizamento de terra próximo a um parque nacional, segundo as autoridades locais. As informações são da CNN.

Imagens transmitidas pela televisão mostraram edifícios inclinados perigosamente no condado montanhoso e pouco habitado de Hualien, próximo ao epicentro do terremoto. Testemunhas descreveram a intensidade do tremor, com relatos de casas parecendo que iriam desabar.

Chang Yu-lin, de 60 anos, um trabalhador hospitalar em Taipé, relatou: “Era muito forte. Parecia que a casa ia cair”. Enquanto isso, uma mulher que administra uma pousada em Hualien mencionou que teve dificuldades para acalmar seus hóspedes assustados.

O terremoto ocorreu durante a manhã, quando muitas pessoas estavam a caminho do trabalho e da escola. Isso também desencadeou um alerta de tsunami inicialmente para o sul do Japão e das Filipinas, que foi posteriormente cancelado.

Equipes de resgate foram mobilizadas para auxiliar pessoas presas em edifícios e túneis, enquanto fortes tremores também afetaram a capital, Taipé, resultando no fechamento temporário do sistema de metrô. Felizmente, a maioria das linhas já retomou suas operações.

O presidente eleito Lai Ching-te destacou que a prioridade é o resgate das pessoas presas, enfatizando a importância dessa operação em meio à tragédia. A ligação ferroviária para a área afetada deve ser reaberta em breve.

O terremoto também teve impactos em instalações militares e industriais. A Força Aérea de Taiwan relatou danos leves em seis caças F-16, enquanto algumas fábricas, incluindo as de chips da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, foram temporariamente esvaziadas por questões de segurança.

As autoridades classificaram o terremoto como “Upper 6”, o segundo nível mais alto de intensidade em uma escala que vai até 7. Especialistas alertaram sobre o perigo desse tipo de terremoto, que pode derrubar paredes não reforçadas e dificultar a locomoção das pessoas.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Rejeitado pela mãe e cresceu achando que mulheres eram “diabólicas” — hoje é um dos maiores cantores da história

Disseram a ele que mulheres eram “diabólicas” — anos depois, se tornou um dos maiores…

2 horas ago

A 1ª mulher que te chamou atenção revela se você está carente, no controle ou evitando desgaste emocional

Você bate o olho e escolhe uma mulher — simples assim. Mas essa escolha pode…

3 horas ago

Parece comum à 1ª vista, mas essa foto de uma mulher na praia carrega um detalhe escondido que a tornou histórica e famosa

Você acha que é só uma foto antiga de praia… mas tem um detalhe escondido…

3 horas ago

Sinal clínico revelador sobre a saúde: As consequências do ingurgitamento jugular

Esse detalhe pode revelar muito sobre o coração — e quase ninguém presta atenção nisso.…

20 horas ago

Frio de outono adiado: veja quais os 5 estados atingidos pela nova bolha de calor de quase 40°C

Quem estava esperando o começo do outono com manhãs mais frescas e temperaturas mais amenas…

1 dia ago

O que ninguém te conta sobre o impacto emocional de viver fora do Brasil

Morar fora parece, para muita gente, a solução para recomeçar. Um novo país, novas oportunidades,…

2 dias ago