Thamilly Rozendo

Superar um relacionamento não é tentar provar ao outro que você está feliz.

Superar um relacionamento não é tentar provar ao outro que você está feliz. É estar feliz sem precisar provar isso para ninguém. Já acompanhei alguns términos de namoro e isso me fez perceber algumas coisas: Primeiro, cada um possui o seu tempo para sofrer. Cada um sofre a sua maneira. Tem gente que sofre calado, outros escancaram a tristeza. Tem gente que supera rapidamente, outros levam meses ou até anos. Mas o que não combina com a tal superação são as inúmeras tentativas pós-término de parecer “bem” e feliz quando, de fato, a pessoa não está.

Pessoas que postam fotos com sorrisos vibrantes, mas que por dentro se sentem vazias. Pessoas acompanhadas nas festas, mas que vivem e sentem a solidão de perto. Essa necessidade do ser humano de precisar demonstrar que está bem quando não está ainda vai longe. A verdade é que, quando superamos um relacionamento, ao contrário do que possa se pensar, não é necessário provar nada a ninguém. A nossa própria história e indiferença dão conta de transmitir essa mensagem ao mundo e a quem quiser ouvir. Sem precisar gritar, sem precisar fazer barulho.

Então, não serão frases postadas no Facebook ou fotos “felizes” no Instagram que darão o atestado de superação. Já ouviu dizer que carroça vazia é a que mais faz barulho? Pois bem, pós-término de namoro quem muito deseja provar acaba mostrando o contrário. Conheci pessoas que não sofreram muito com o término e que continuaram tocando a sua vida e entendendo que não deu certo. Outras fingiram estar bem quando estavam desmoronando. E esse “estar bem” era visto como forma de atacar o outro, como forma de mostrar que “tudo bem não ter dado certo com você eu estou melhor agora” quando de fato não estavam.

Não sou a favor do ficar morrendo de amores e todas essas tragédias de um adeus, de ficar se humilhando ou coisa do tipo. Eu só não acho válido tentar provar para o mundo que você superou algo que ainda está vivo em você. Essa autossabotagem só atinge a uma pessoa: você mesmo. Às vezes é preciso aceitar o que sentimos saber dos nossos limites e então só assim podemos decidir o que faremos com tudo o que estamos vivendo. Podemos tocar a vida sem fazer tanto alarde e causar barulho. Entenda: o amor começa por si mesmo. Ame-se. Respeite-se. Cuide-se. Não implore amor de ninguém. E quanto ao que você sente só diz respeito a uma pessoa: Você. Não se engane nem se sabote. Aceitar a realidade é um grande começo para recomeçar.

Imagem de capa: StockLite/shutterstock

Thamilly Rozendo

Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.

Share
Published by
Thamilly Rozendo

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

5 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

5 horas ago

Arcebispo de São Paulo se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

6 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago