JORNALISMO

Saiba o que cientistas da USP pretendem examinar no cerebro do ex-boxeador Maguila

O cérebro do ex-boxeador Adilson Rodrigues, o Maguila, será estudado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) para investigar a encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como “demência do pugilista”. A decisão foi tomada ainda em vida pelo atleta, com o apoio de sua família. Maguila faleceu na última quinta-feira (24), aos 66 anos.

Irani Pinheiro, esposa de Maguila, contou ao Jornal Nacional que o desejo do ex-boxeador de contribuir para a ciência se concretizou nesta semana. “A doação foi feita ontem para estudo.”, afirmou. O neurologista Renato Anghinah, que tratava o ex-lutador, reforçou a importância do gesto: “É um ato de grandeza da pessoa que manifestou isso em vida. Eu me lembro de algumas vezes no consultório dele falar disso”.

Investigação sobre o impacto dos esportes de contato

O cérebro de Maguila agora faz parte do acervo do Biobanco da Faculdade de Medicina da USP, popularmente conhecido como “Banco de Cérebros”. O projeto já recebeu cérebros de outros grandes nomes do esporte, como o boxeador Eder Jofre, em 2022, e o ex-capitão da seleção brasileira Bellini, em 2018, ambos diagnosticados com a mesma doença que afetou Maguila.

A encefalopatia traumática crônica é uma condição degenerativa provocada por lesões repetidas na cabeça, comum entre atletas de esportes de contato. Os cientistas esperam que a análise comparativa dos cérebros de Eder Jofre e Maguila forneça pistas sobre a progressão da doença. “O Maguila e o Eder Jofre não tiveram exatamente uma carreira semelhante, né? Isso com certeza vai ajudar a gente a entender as alterações, né? O que pode ter impactado mais, se a patologia que o Maguila tinha era mais leve, mais avançada ou mais inicial do que a do Eder Jofre. O que fez ser diferente? Qual o mecanismo que está por trás da doença, né?”, explicou a pesquisadora Roberta Rodriguez.

Rodriguez destacou ainda a importância da pesquisa para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses atletas, conseguir desenvolver estratégias para prevenção da doença e também que a gente possa contribuir para o desenvolvimento de alguma medicação que seja eficaz, né?”, disse.

Um dos biobancos mais relevantes do mundo

Com mais de 4 mil cérebros doados ao longo de 20 anos, o Biobanco da USP é um dos maiores e mais diversos do mundo. A pesquisa realizada no local tem como foco principal doenças neurodegenerativas.

“É muito importante porque doenças como Parkinson e Alzheimer ainda não têm tratamento eficiente porque a gente não sabe exatamente como a doença se desenvolve no cérebro. Éntão a gente precisa desse tipo de doação para a gente poder tratar essas doenças de uma forma eficiente”, ressaltou Renata Leite, neurologista e coordenadora do Biobanco.

A decisão de Maguila representa um legado não apenas para a ciência, mas também para outros atletas, contribuindo para a compreensão dos impactos das práticas esportivas de alto impacto na saúde neurológica.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

7 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

7 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

8 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

8 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

14 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

14 horas ago