Marcel Camargo

Quem não alcança a própria liberdade nunca aceitará que você seja livre

Uma das maiores conquistas que podemos alcançar é a liberdade. Ser livre para agir e para tomar as próprias decisões, sem depender da aprovação alheia, é uma delícia. Ninguém merece ter que ficar agindo de acordo com o que os outros esperam, ter que medir palavras e atitudes, por conta de gente que não faz mais nada do que julgar e condenar.

A liberdade responsável e limpa, quando não se pisa ninguém pelo caminho, traz força, segurança e felicidade. Liberdade de escolha, de credo, de decisão. Liberdade para agir de acordo com o que move os sentidos, para falar o que tem que ser dito, para espalhar o amor que preenche o coração. Liberdade para ser o que temos dentro de nós, para correr atrás dos sonhos que são nossos, para beijar as bocas que nos excitam, para vestir o que nos deixa ainda mais livres, libertos.

Infelizmente, nem todo mundo sabe lidar com a liberdade: ela não é para qualquer um. Leva anos para aprendermos a usar a liberdade em nosso favor, com a ajuda dos pais, da escola, do rigor das leis. Demora para o ser humano alcançá-la, para ter o direito a ela. E, ainda adultos, muitos não conseguem ser responsáveis o bastante para serem livres. Pois é, a liberdade requer uma responsabilidade absurda.

Vivemos em sociedade, ou seja, porque convivemos com outras pessoas, não poderemos agir sempre a nosso bel-prazer, sem pensar em ninguém mais, afinal, o alcance de nossas ações, de nossas palavras, não se limita somente a nós mesmos. Outros estão envolvidos em nossas vidas, e vice-versa. Ao nos relacionarmos com o outro, liberdades devem se harmonizar, ou tudo desanda.

Tem gente que não consegue usar a própria liberdade, pois confunde ser livre com ser ilimitado. No entanto, tudo tem limites, todo mundo tem limites, sentimentos também. E quem não tem liberdade dentro de si não conseguirá aceitar a liberdade do outro, pois ninguém tolera aquilo que não entende. Eis uma das razões de existirem indivíduos que prendem e anulam o parceiro, tolhendo os sonhos e a forma de viver de quem deveria apoiar e caminhar junto.

Portanto, usemos a liberdade em nosso favor, sem que machuquemos ninguém pelo caminho. Não podemos permitir que questionem e tentem cercear as dimensões de nossos sonhos, de nossa essência, de nossa vida. Evite se envolver com pessoas que não sabem lidar com a própria liberdade, pois, muito provavelmente, elas não aceitarão que você seja livre. E te aprisionarão.

****

Texto publicado originalmente em Prof Marcel Camargo
Photo by JanFillem on Unsplash

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

11 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

11 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

11 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

11 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

18 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

18 horas ago