Tais Adbo

Que a felicidade NUNCA vire rotina

Sempre me aterrorizou a frase: “que a felicidade vire rotina”, ela é tenebrosa. É impossível ter uma rotina de felicidade, somos seres humanos, adoecemos, choramos, ficamos cansados, entediados, perdemos pessoas queridas. Não quero nunca que a minha felicidade vire rotina, porque se virar, ela já deixou de ser felicidade!

Rotina é aquilo que fazemos todos os dias por obrigação. É o despertador tocar todos os dias às 6:30 para nos levantar da cama, é ir trabalhar de cabelo desarrumado e só se sentir produtivo depois do terceiro cafezinho. Rotina é chegar em casa cansado e comer lasanha congelada por preguiça de preparar o jantar. E não, isso não é felicidade, não tem como ser. E sabe o que mais é rotina? Aquela mensagem de “bom dia” por obrigação, o almoço de domingo que deve sempre ocorrer no mesmo restaurante, os dias programados para se encontrar, o beijo na testa de boa noite.

Calma, não estou dizendo que não se podem haver mensagens de bom dia, almoços de domingo planejados, beijos na testa. Só quero alertar sobre o peso que tudo isso pode ter, e o quanto a repetição pode estar ligada com esse desejo de tornar a felicidade rotina. Não devemos tornar a felicidade parte das obrigações diárias, as relações não podem se tornar obrigações.

E o que é então a felicidade? Para mim, ela tem tudo a ver com leveza. Felicidade tem a ver com a leveza do carinho sem esforço, do afeto sem obrigação, do abraço que vem de graça. As mãos que se tocam por vontade, e não por necessidade, as conversas com propósito de matar a saudade, e não por hora marcada. Felicidade é estar bem para fazer o que se quer sem se preocupar com o que é exigido de você. Felicidade é liberdade, não rotina.

Não dá para ter leveza o tempo todo, nos aborrecemos, as coisas saem do nosso controle. E já temos aqui a rotina nossa de cada dia para ocupar esse papel, não precisamos colocar a felicidade no meio disso. Que deixemos a felicidade livre para vir quando tiver que vir, assim como as pessoas que nos rodeiam, que podem nos trazer a leveza necessária somente se as deixamos livres. Que e felicidade seja livre!

Tais Abdo

Psicóloga clínica especialista em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea e atualmente mestranda na linha de Psicanálise e Civilização. Acredito não no poder de cura da psicologia, mas na capacidade que ela tem de transformar a dor e o sofrimento em compreensão e aprendizado.

Share
Published by
Tais Abdo

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

17 horas ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

17 horas ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

18 horas ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

18 horas ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

2 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

2 dias ago