Tais Adbo

Que a felicidade NUNCA vire rotina

Sempre me aterrorizou a frase: “que a felicidade vire rotina”, ela é tenebrosa. É impossível ter uma rotina de felicidade, somos seres humanos, adoecemos, choramos, ficamos cansados, entediados, perdemos pessoas queridas. Não quero nunca que a minha felicidade vire rotina, porque se virar, ela já deixou de ser felicidade!

Rotina é aquilo que fazemos todos os dias por obrigação. É o despertador tocar todos os dias às 6:30 para nos levantar da cama, é ir trabalhar de cabelo desarrumado e só se sentir produtivo depois do terceiro cafezinho. Rotina é chegar em casa cansado e comer lasanha congelada por preguiça de preparar o jantar. E não, isso não é felicidade, não tem como ser. E sabe o que mais é rotina? Aquela mensagem de “bom dia” por obrigação, o almoço de domingo que deve sempre ocorrer no mesmo restaurante, os dias programados para se encontrar, o beijo na testa de boa noite.

Calma, não estou dizendo que não se podem haver mensagens de bom dia, almoços de domingo planejados, beijos na testa. Só quero alertar sobre o peso que tudo isso pode ter, e o quanto a repetição pode estar ligada com esse desejo de tornar a felicidade rotina. Não devemos tornar a felicidade parte das obrigações diárias, as relações não podem se tornar obrigações.

E o que é então a felicidade? Para mim, ela tem tudo a ver com leveza. Felicidade tem a ver com a leveza do carinho sem esforço, do afeto sem obrigação, do abraço que vem de graça. As mãos que se tocam por vontade, e não por necessidade, as conversas com propósito de matar a saudade, e não por hora marcada. Felicidade é estar bem para fazer o que se quer sem se preocupar com o que é exigido de você. Felicidade é liberdade, não rotina.

Não dá para ter leveza o tempo todo, nos aborrecemos, as coisas saem do nosso controle. E já temos aqui a rotina nossa de cada dia para ocupar esse papel, não precisamos colocar a felicidade no meio disso. Que deixemos a felicidade livre para vir quando tiver que vir, assim como as pessoas que nos rodeiam, que podem nos trazer a leveza necessária somente se as deixamos livres. Que e felicidade seja livre!

Tais Abdo

Psicóloga clínica especialista em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea e atualmente mestranda na linha de Psicanálise e Civilização. Acredito não no poder de cura da psicologia, mas na capacidade que ela tem de transformar a dor e o sofrimento em compreensão e aprendizado.

Share
Published by
Tais Abdo

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

8 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

8 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

8 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

9 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

15 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

15 horas ago