Marcel Camargo

Que delícia olhar para a maldade que te fazem e ficar bem porque você nunca agiria assim

Achar que a vida será sempre calma, tranquila, e que as pessoas não vão ser maldosas, é utopia. Manter o pensamento positivo é necessário, mas sem se fazer de cego ou se enfiar numa bolha que supostamente protege contra a realidade que grita lá fora. Ser otimista não significa ser alienado, ou seja, temos que nos manter alerta para poder lutar contra o mal que nos lançam vez ou outra.

E essa luta contra o que vem de fora deve começar por dentro de cada um, na forma como lidamos com o que nos chega de ruim. A questão não é tentar fugir do que é desagradável, mas enfrentar aquilo tudo com nossas ferramentas emocionais, para que a tristeza não faça morada na gente. Infelizmente, existem pessoas más, infelizes, que tentarão nos atingir sem razão aparente, pois a lógica doentia dessa gente nunca será entendida por quem é feliz de verdade.

Teremos que nos munir de estratégias que combatam o demorar-se na dor, na decepção, nos tombos recorrentes de nossa jornada. Temos, primeiramente, que nos cercar de gente boa, positiva, verdadeira, gente que possui amor sincero em seu coração. Quanto mais bem acompanhados estivermos, mais felizes seremos, porque bondade atrai bondade, que atrai sorrisos, que atraem felicidade: a matemática da ternura.

Além disso, precisaremos ser inteiros, seguros, fortalecidos enquanto pessoas, sem dúvidas quanto ao que vivemos, quanto ao que dizemos e fazemos. Precisaremos nos aceitar e nos perdoar, para que nossa autoestima se engrandeça a cada dia, para que nos orgulhemos de nós mesmos, para que o amor próprio seja parte integrante e indissociável de nossa essência. Precisaremos nos olhar no espelho sem medo, com a luz acesa, com os olhos bem abertos e um sorriso aberto e grato pelo que está ali refletido.

E é assim que conseguiremos ficar em paz com a gente mesmo, porque teremos certeza de que estaremos no caminho certo, ao som harmonioso das batidas de nossos corações. E é assim que ficaremos tranquilos frente às maldades que nos fizerem, porque nossa essência nos garantirá que jamais agiríamos daquela forma, sendo maus, ruins, babacas e infelizes. Sigamos!

***

*O título desse artigo baseia-se em citação de @entreparabrisa

Photo by Matthew Leland from Pexels

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

6 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

6 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

6 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

6 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

13 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

13 horas ago