curiosidades

Professora morou 2 anos em barraca por não ter dinheiro para viver: “Meus alunos nunca souberam”

Aimée Lê teve que viver na rua porque não tinha como pagar o aluguel com o seu salário. “Quando não estava fazendo meu doutorado ou trabalhando, estava aprendendo a cortar lenha e acender uma fogueira”, contou.

São muitos os alunos que após o término da graduação se aventuram a continuar seus estudos em novas etapas, como pós-graduação, diploma e doutorado. Mas um dos principais obstáculos que podem surgir é a forma de financiar esses títulos.

Para Aimée Lê, aluna de doutorado da University of London, ganhar dinheiro ficava cada vez mais difícil. A dificuldade financeira foi tanta que a jovem precisou ir morar nas ruas.

De acordo com informações do The Guardian, Aimeé começou a trabalhar como professora de inglês para pagar seu doutorado, mas quando ela estava no terceiro ano de trabalho, o valor de seu aluguel aumentou e ela não poderia continuar pagando.

Foto: Milan Svanderlik

Entre o trabalho docente e o tempo que passou estudando para o doutorado, ela não teve mais horas para arrumar outro emprego, então tomou uma decisão extrema: comprou uma barraca de acampamento e foi morar em um parque.

Naquele lugar, ela ficou dois anos. A jovem não contava para ninguém da universidade sobre sua vida nas ruas e nem aos seus alunos. “Estava frio. Era uma pequena tenda para uma pessoa, o que significava que esquentava depois de um tempo”, comentou Aimée.

No entanto, o ataque violento do inverno foi sentido nas estações frias do ano. “Houve dias em que me lembro de acordar e minha barraca tinha um círculo de neve. Quando não estava a fazer o doutorado ou a trabalhar, aprendia a cortar lenha e a acender o fogo”, acrescentou a professora.

 

Foto: Milan Svanderlik

E Aimée estava fazendo o possível para esconder sua realidade. Ela tinha alguns pertences guardados em seu escritório de graduação, como seus livros e cadernos. Além disso, tomava banho na universidade. Não contou aos pais que vivia na rua e mentiu para eles dizendo que ficava numa ‘fazenda ecológica’.

“Meus alunos nunca souberam”, explica a professora, que por dois anos teve de levar uma vida dupla. Na verdade, morar no parque não diminuiu seu desempenho no trabalho. “Recebi boas críticas dos alunos (…) até organizei um congresso internacional. Trabalhei em um nível muito alto”, acrescentou.

No final, a professora conseguiu terminar o doutorado e começou a arrumar outros empregos para arrecadar mais dinheiro. Assim, assinou um contrato a termo certo na Universidade de Exeter, que lhe permitiu sair da barraca.

Agora ela mora com os pais e continua procurando emprego. “Sei que sou uma boa professora, é a minha vocação”, completou Aimée.

Com informações de UPSOCL

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

1 dia ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

1 dia ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

1 dia ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

1 dia ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

3 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

3 dias ago