Ensinar e aprender algo sobre o mundo tem um poder de transformar a nossa interação com o mundo, e transformar para melhor. A professora Ione Nóbrega, aposentada de 92 anos, tem uma história que nos instiga a pensar sobre isso. Alguns dias atrás ela se sentia apática e o corpo muito mais adoecido, porém este quadro começou a mudar quando ela teve espaço para a prática que é apaixonada; lecionar.
“Quando a vovó soube disso, tratou logo de perguntar se ela queria aprender. Com a resposta afirmativa, vovó começou a ensinar”, conta Manuela Praxedes, advogada de 32 anos e neta de dona Ione, em entrevista ao site SNB.
A cuidadora de Ione, Maria, mãe de três meninos, topou na hora. A possibilidade de ajudar com seus conhecimentos uma pessoa deu ânimo novo para dona Ione que quando mais jovem alfabetizava e aconselhava centenas de alunos. O prazer de ser mestre afetou positivamente seu corpo e sua mente, melhorando significadamente sua qualidade de vida.
A professora aposentada é moradora de Fortaleza, no Ceará. No passado esteve como proprietária do tradicional colégio Instituto Nóbrega, sediado na capital cearense. Dona Ione e Maria fazem as aulas à mesa todos os dias pela manhã, antes do início do expediente da cuidadora.
As aulas, iniciadas de março, estão surtindo resultados positivos. A neta de Ione, Manuela, fez esta foto do caderno de Maria do seu primeiro ditado completo, com algumas palavras escritas, expondo o progresso da cuidadora.
Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌
CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…
Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…
Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…
Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗
Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…