Lição de vida

Por favor, ensine seus filhos a serem gentis

Uma mochila nova, lancheira, sapatos e roupa escolar estão esperando pelo primeiro dia de escola da minha filha. Houve uma empolgação no ar quando compramos material escolar e encontramos a professora dela na semana passada. Ela escolheu seu crachá, como as outras crianças, e escolheu seu lugar. Ela deu um grande sorriso para sua nova professora e conversou interminavelmente sobre a escola estar começando de novo e como ela estava animada para voltar e aprender. Ela fez um novo corte de cabelo e contou ao cabeleireiro que começaria a terceira série.

Amanhã, tirarei a tradicional foto do primeiro dia de aula, e vou postá-la com orgulho em todas as minhas contas de mídia social. Eu provavelmente ainda rolarei o cursor de  volta e olharei para ela algumas vezes, me perguntando onde meu bebê foi e como esta menina de idade escolar, com pernas longas, está de pé na minha varanda.

E é aí que as semelhanças terminarão. Como muitos pais ficam felizes e aliviados por voltar a uma rotina, fico apenas com o nervosismo e a ansiedade. As férias na minha casa são felizes. Minha filha é uma criança que consegue explorar o ar livre e experimentar a vida como uma criança despreocupada e curiosa. Ela brinca com as crianças vizinhas até a hora de dormir e explora os acampamentos no fim de semana. Ela faz tortas de lama e recolhe a sujeira sob as unhas que precisam ser cortadas e esfregadas com frequência.

Infelizmente, a escola traz outras experiências. A criança que brincou despreocupada até a hora de dormir com os vizinhos é a mesma criança que é frequentemente vista sentada com seu professor assistente no almoço e brincando sozinha no playground. As unhas que cresceram e coletaram sujeira durante as férias foram substituídas por unhas mordidas, cortadas e mastigadas, tanto que suas camisas frequentemente chegam em casa ensanguentadas ou, em dias realmente ruins, têm que ser trocadas completamente.

A garota que conversava sem parar com a família e os amigos é a mesma garota que é quieta e reservada na escola, frequentemente calada quando é chamada ou quando alguém faz uma pergunta. A criança que conseguia explorar durante as férias e realizar atividades variadas é a mesma criança que perde o foco e não consegue se concentrar em assuntos da escola.

Minha filha tem deficiências de aprendizado invisíveis.

Muitas delas.

No entanto, por trás delas, ela é uma criança como todas as outras. Aliás, se olharem bem, verão que ela tem muito a ensinar também a vocês e seus filhos.

***

Tradução adaptada. Do original: As This School Year Begins, Please Teach Your Children to Be Kind” , de Laura Smith

Photo by Patrick Fore on Unsplash

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

20 horas ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

20 horas ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

1 dia ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

1 dia ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

1 dia ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

1 dia ago