Pamela Camocardi

Só permita que seu coração entre em um novo lar se ele já foi capaz de abandonar o antigo

Imagem de capa: Andrii Medvednikov/shutterstock

Há quem afirme que “para esquecer um grande amor é necessário encontrar outro” e isso é tão errado quanto cruel. Começar uma história com resquícios de sentimentos e traumas anteriores é, além de constrangedor um desgaste desnecessário.

Ficar falando e ouvindo do ex, ser comparado o tempo todo e ter o nome trocado é uma falta de respeito sem tamanho. Entenda: se o relacionamento continua presente dentro de você, ainda não é o momento de começar uma nova história.

Cada um de nós tem um tempo para a cura. Alguns superam mais rápido, outros precisam de um tempo maior, que envolve sessões de terapia, conselhos de amigos e grupos religiosos, tamanho o trauma envolvido na relação. E, tudo bem! Não é o caminho escolhido que importa, é o objetivo em comum que nos move: a cura.

É difícil esquecer quando ainda há sentimento. É difícil partir quando se quer ficar. É difícil esquecer quando se quer amar e perdoar quando se foi traído, mas, acredite, é possível. Se você lembrar o quanto era feliz antes desse amor, o quanto tem valores que deixou adormecido e o quanto tem sofrido sem necessidade, você é capaz de esquecer. Miguel Unamuno, romancista espanhol, escreveu que “é preciso esquecer para viver; a vida é esquecimento; cumpre abrir espaço para o que está por vir”.

Quando começamos uma relação queremos que ela dê certo (lógico), mas, esquecemos que, para que isso aconteça, o primeiro passo é não gerar expectativas. Não está nas mãos do outro a sua cura, está nas suas. Não será o outro que fará você esquecer seus traumas, será a sua mente e seu poder de autocontrole que farão isso. Não será o outro que te fará feliz, isso é um estado de espírito individual, não um presente que você ganha ao assinar um contrato de casamento. Aprenda: não se mede amor e respeito pelos olhos dos outros.
O que dói no processo de esquecimento não é saber que a presença do outro não será mais rotina, são os planos que foram destruídos, as expectativas que foram frustradas, o medo em não ser mais feliz. São essas as coisas que doem. A verdade é que nosso coração está preparado para amar, mas não para sentir saudade.

Dor traz amadurecimento emocional e consequentemente relacionamentos maduros e duradouros. Amadurecimento emocional não vem embalado para presente com uma fita dourada, pelo contrário, é adquirido depois de muito sofrimento e de muitos foras. Aceitar que esses momentos são naturais e que passar por ele é um privilégio, é sabedoria.
Então, desacelere e meça seus sentimentos. Nunca fique em uma relação por desejo alheio, a vida é sua, portanto, a opção de continuar ou não também é. Enfrente sua solidão, permita-se sofrer, curtir o luto do término e aprenda a se amar novamente. Depois, somente, depois, esteja disposto a amar.

“Aprenda a lidar com a solidão. Aprenda a conhecer a solidão. Acostume-se a ela, pela primeira vez na sua vida. Bem-vinda à experiência humana. Mas nunca mais use o corpo ou as emoções de outra pessoa como um modo de satisfazer seus próprios anseios não realizados”. (Do livro Comer Rezar e Amar de Elizabeth Gilbert)

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

11 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

11 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

11 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

11 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

18 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

18 horas ago