Redação CONTI outra

Para se redimir por ter ajudado a destruir o ecossistema, ex-carvoeiro planta 187 milhões de árvores

A cordilheira dos Apalaches são um conjunto de montanhas localizadas na porção leste da América do Norte, com extensão aproximada de 2.400 km e altitude média de 1000 metros. Atualmente, a cordilheira é mais conhecida como “país do carvão”, devido à intensa e nociva prática de extração de minério no local. Mas os Montes Apalaches também possuem uma das florestas mais ricas e com maior biodiversidade do mundo.

Além das montanhas com populações ricas de mexilhões de água doce, a cordilheira ainda tem um corredor para aves migratórias e diversas espécies de salamandras. Ficam lá, dois dos maiores parques ecológicos dos Estados Unidos, o Shenandoah e o Great Smoky Mountains, ambos no território do Tenesse.

No entanto, a cordilheira também tem um sombrio histórico de décadas de práticas tóxicas de mineração de carvão, como remoção de montanhas, explosões e escavações de túneis, que causaram danos quase irreparáveis aos ecossistemas locais, deixando centenas de colinas áridas e carecas.

Essas situações marcaram a vida e a carreira de Patrick Angel, que trabalhou por anos como regulador na indústria do carvão. Em 2003, entretanto, ele resolveu pôr fim a esse ciclo e não só deixou o emprego como também passou a trabalhar para desfazer todo o mal que causou ao ecossistema.

Agora com 70 anos, Angel tornou-se criador de ovelhas, pai de cinco filhos e líder de uma intensa campanha para devolver o verde para o “país do carvão”. Criada pelo ex-carvoeiro no ano de 2002, a “Iniciativa Regional de Reflorestamento dos Apalaches” já foi responsável por plantar 187 milhões de árvores em mais de 275.000 acres de antigas minas de carvão.

Além disso, a iniciativa ainda oferece a mineradores desempregados a chance de se redimir com o meio ambiente pelos danos muitos danos ecológicos que eles ajudaram a causar.
Mas a missão de reflorestamento de Angel não foi nada fácil, afinal o plantio de árvores é muito menos lucrativo que a mineração – e igualmente trabalhoso.

“Por que alguém que já ganhou US $ 60.000 ou mesmo US $ 100.000 por ano se esforçaria ainda mais em um emprego que paga uma fração desse salário e sem segurança no emprego?” perguntou um morador do Kentucky, ex-contratado pelo programa de empregos criado pela iniciativa de Angel, o Green Forests Work .

Como as regulamentações de carvão da era Obama tornaram quase ilegal fechar uma mina sem reflorestar a área, o lento trabalho de reflorestamento continua sem a ajuda de grandes grupos ambientalistas ou grandes financiamentos.

Em vez disso, o trabalho está sendo continuado pelo suor da população das montanhas da Virgínia Ocidental e Kentucky, que entendem a beleza e a importância de suas florestas.

***

Redação CONTI outra. Com informações de https://www.goodnewsnetwork.org/
Photo by Appalachian Regional Reforestation Initiative

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

2 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

2 horas ago

Arcebispo do Rio de Janeiro se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

2 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago