Pamela Camocardi

Para esquecer alguém, basta disposição

Esquecer um relacionamento é uma das tarefas mais difíceis que os seres humanos têm que enfrentar, visto que o término se assemelha ao luto da morte. Isso explica porque muitas pessoas se desesperam, se sentem inseguras e depressivas quando uma relação acaba. O problema é que na esperança de eliminar esses sentimentos ruins, algumas pessoas simplesmente se humilham e tentam a todo custo reatarem os relacionamentos que viviam.

Quer a verdade? Por mais que você ame uma pessoa, você não tem o direito de obrigá-la a ficar em sua vida. O fato de você não querer que o outro siga em frente e encontre outra pessoa é normal, visto que ainda há sentimentos e inconscientemente você entende que ele “é seu”. Agora, acorrentá-lo a sua vida com dramas e chantagens é, no mínimo, assustador.

Por mais incoerente que pareça, a verdade é que se você quiser esquecer, você irá conseguir. Tudo começa no cérebro, no poder da decisão, na vontade própria. É na mente que começa sua cura, sua libertação e não no passar dos dias. Essa história de que “o tempo cura tudo” é para quem não tem peito para enfrentar a própria dor e joga, no mundo, a resolução dos seus problemas. Martha Medeiros afirma que “o tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções”. Resumindo: não é o tempo que cura as coisas é o seu poder de decisão em decidir se curar.

Eu imagino que a essa altura você deva estar pensando: “ah, Pamela é fácil falar, mas como coloco isso em prática?” E é aí que eu entro com dicas de libertação emocional valiosas.

A primeira delas é: esquecer é uma opção!

Não alimente a sua mente com informações ou imagens que o façam lembrar do relacionamento. Exclua as fotos juntos, não acompanhe as redes sociais dele (a) e peça para seus amigos não lhe trazerem informações do (a) ex. Guardar coisas ruins só serve para ocupar o espaço destinado às coisas boas. Portanto, livre-se de tudo o que possa impedir a sua cura.

Só com essas atitudes eu garanto que 50% do caminho da superação você já percorreu.

A segunda dica é: tire a pessoa do pedestal!

Quando o término acontece é comum lembrarmos apenas das coisas boas, mas sejamos realistas: se a pessoa fosse tão perfeita o relacionamento não teria acabado. Então, comece a enxergá-la como ela realmente é.

Lembre-se de todas as ofensas que você engoliu porque ela “estava nervosa” e de todas as traições que te cortaram a alma, mas que você perdoou porque ela se dizia “arrependida”.

E a terceira e não menos importante: priorize os seus sonhos!

A gente tem essa mania horrível de colocar todas as necessidades das outras pessoas acima das nossas e isso é péssimo. A pessoa mais importante da sua vida é você e isso não pode ser negociável.

Desengavete o curso que sempre quis fazer, volte para a academia, viaje, conheça pessoas novas e entenda que estar com você é um privilégio porque você é incrível!

***
Foto de Vasyl Potochnyi no Pexels

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

12 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

12 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

12 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

13 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

19 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

19 horas ago