JORNALISMO

Pai de boxeadora argelina se pronuncia: “Minha filha nasceu e foi criada como menina”

O pai da boxeadora argelina Imane Khelif se pronunciou sobre a recente polêmica envolvendo o gênero de sua filha durante os Jogos de Paris, reafirmando que Imane nasceu e foi criada como uma menina.

“Minha filha é uma menina. Nós a criamos como uma menina. É uma menina forte. Eu a eduquei para que trabalhasse e fosse corajosa”, afirmou em entrevista à AFP. “Ela tem uma força de vontade para o trabalho e para o treino. Sua paixão pelo esporte vem desde pequena. Ela era sempre a melhor em todos os outros esportes, no atletismo e no futebol”, concluiu.

As declarações do pai de Imane vêm em um momento delicado para a atleta, que virou o centro das atenções após a italiana Angela Carini desistir da luta contra ela apenas 46 segundos depois do início. O incidente levou a suspeitas sobre o gênero de Khelif, reavivando um debate após a boxeadora ter sido desclassificada no Mundial de Boxe de 2023 por não passar no “teste de gênero” da Associação Internacional de Boxe (IBA).

Apesar da controvérsia, Imane conquistou a medalha de bronze ao derrotar a húngara Anna Luca Hamori nas quartas de final da categoria até 66kg. Após a vitória, Khelif reafirmou sua identidade como mulher cisgênero: “Quero dizer ao mundo inteiro que sou mulher e continuarei mulher. Eu dedico esta medalha ao mundo e a todos os árabes, e digo a vocês, vida longa à Argélia.”

Imane Khelif ainda competirá por uma vaga na final na próxima terça-feira, 6, enfrentando a tailandesa Janjaem Suwwannapheng às 17h34 (horário de Brasília).

A Polêmica do Gênero

A questão de gênero de Khelif ganhou mais destaque após a IBA desclassificá-la no Mundial de Boxe de 2023 devido a um teste de gênero que a associação mantém como “confidencial”. Segundo a IBA, atletas como Khelif “têm vantagens comparadas com as outras competidoras”.

No entanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu que Khelif competisse nos Jogos de Paris-2024. O porta-voz do COI, Mark Adams, explicou a inadequação de testes de testosterona para determinar gênero: “O teste de testosterona não é um teste perfeito. Muitas mulheres podem ter níveis de testosterona iguais ou semelhantes aos dos homens, embora ainda sejam mulheres”.

Adams também destacou que a IBA não é mais reconhecida pelo COI desde 2023, devido a falhas recorrentes relacionadas à integridade e transparência, além de acusações de manipulação de resultados e corrupção.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

17 horas ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

18 horas ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

1 dia ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

2 dias ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

2 dias ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

2 dias ago