1Não IA

Os detalhes da operação policial que impediu duas grandes tragédias em show de Lady Gaga

Uma operação sigilosa da Polícia Civil do Rio de Janeiro evitou o que poderia ter sido uma das maiores tragédias em eventos musicais no Brasil. Batizada de Fake Monsters, a ação desarticulou um grupo extremista que planejava atentados a bomba durante o show da cantora Lady Gaga na praia de Copacabana, que reuniu 2,1 milhões de pessoas no último sábado (3).

De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, o grupo investigado promovia discursos de ódio em redes sociais e tinha como alvo principal o público LGBTQIA+. “Foi uma operação que impediu que um mal muito maior fosse executado. Eles estavam se articulando para fazer esse ataque. O título da investigação é terrorismo”, afirmou o secretário.

Plano envolvia coquetéis molotov e “desafios” virtuais

As investigações revelaram que ao menos oito pessoas participavam do planejamento dos ataques. Coquetéis molotov e explosivos improvisados seriam usados durante o show de Lady Gaga. Dois membros do grupo se destacavam como líderes: um adolescente do Rio de Janeiro e um homem do Rio Grande do Sul, preso por porte ilegal de armas e liberado após pagamento de fiança.

O grupo agia principalmente pela plataforma Discord, onde promovia “desafios” para que seguidores realizassem atos violentos durante o show, em busca de notoriedade. Segundo a polícia, muitos dos envolvidos são adolescentes ou jovens com histórico de apologia à violência, crimes virtuais e armazenamento de conteúdo ilegal envolvendo crianças.

Operação foi articulada em silêncio com apoio internacional

A operação Fake Monsters teve nove alvos em quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, com apreensão de dispositivos eletrônicos e materiais que ainda serão analisados. A investigação contou com o apoio do Ministério da Justiça e do Consulado dos Estados Unidos, que fez um alerta inicial sobre uma das ameaças.

“Desde a última segunda-feira, vínhamos monitorando o plano de atentado voltado à comunidade LGBTQIA+. Atuamos com discrição para não gerar pânico”, explicou Curi.

Homem planejava ritual com sacrifício humano

Paralelamente ao plano do grupo extremista, a Polícia Civil identificou outro caso alarmante: um homem de 44 anos, morador de Macaé (RJ), pretendia tirar a vida de uma criança e transmitir o crime ao vivo como forma de retaliação à cantora. Ele alegava que Lady Gaga seria adepta do satanismo e planejava realizar o “ritual” durante a apresentação. Apesar da gravidade da ameaça, a polícia informou que o homem não tinha ligação com o grupo que planejava os ataques com bombas.

O suspeito, que viveu por mais de 20 anos nos Estados Unidos antes de ser extraditado, teve seus dispositivos eletrônicos apreendidos e está sendo investigado por incitação ao crime e terrorismo.

Ação evitou massacre em evento com 2 milhões de pessoas

A atuação da polícia foi fundamental para garantir a segurança do show, que reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Copacabana, segundo a Riotur. O delegado Luiz Lima, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, destacou que “foi uma ação integrada que salvou centenas de vidas”.

Já o delegado Carlos Oliveira ressaltou que os atos preparatórios também configuram crime, conforme a Lei Antiterrorismo: “Você não precisa esperar ele jogar o coquetel molotov. A partir do momento em que há articulação e intenção, o crime já está caracterizado.”

Lady Gaga se emociona e agradece aos fãs

Apesar das ameaças, o show ocorreu sem incidentes. Lady Gaga emocionou o público com um repertório de grandes sucessos como “Bad Romance” e “Shallow”, além de músicas do novo álbum, Mayhem. Em discurso no palco, a artista se declarou ao público brasileiro e à comunidade LGBTQIA+. No dia seguinte, ela publicou uma mensagem nas redes sociais: “Nada poderia ter me preparado para o sentimento que tive durante o show de ontem à noite. Jamais esquecerei esse momento.”

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

8 horas ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

8 horas ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

10 horas ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

10 horas ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

2 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

2 dias ago