A onça-parda, ou também conhecida como suçuarana, foi vista pela última vez no Rio de Janeiro, no ano de 1936. A espécie foi considerada extinta por quase um século, mas, o felino voltou a habitar a região.
Um indivíduo da espécie foi avistado em junho de 2020, no Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro. Os especialistas ficaram admirados com o caso e estiveram estudando a área desde então. Suas conclusões foram publicadas recentemente na revista científica Check List.
Um dos cientistas que participou da pesquisa, Jorge Pontes, explicou que o objetivo era descobrir se o avistamento do animal era um caso isolado, ou se a espécie de fato podia deixar de ser considerada extinta.
E a notícia é muito boa: depois da análise de pegadas e arranhões deixados em árvores, foi possível concluir que o felino está presente também no Parque Estadual do Mendanha, no Parque Estadual da Pedra Branca e ainda na Reserva Biológica de Guaratiba.
“A onça-parda tem uma capacidade elevada de adaptação em ambientes modificados, inclusive se deslocando dentro de áreas totalmente urbanizadas para procurar abrigo, alimentação e água”, contou ainda Pontes, pela revista Veja.
Com informações de Aventuras na História
Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️🔥💸
🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…
Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…
🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…
Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…
⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…