Marcel Camargo

O amor não é desculpa para fazer papel de trouxa

Em nome do que julgamos ser amor, muitas vezes passamos a fazer papel de trouxa, pois, então, todo mundo, menos nós mesmos, perceberá o quanto estamos sendo manipulados e reduzidos pelo parceiro. E todo o peso do sentimento não correspondido recairá sobre nossas costas, pois o outro não se importa, não se enxerga, não nos enxerga.

É tão bom amar e ser correspondido, tendo a certeza de que a afetividade vai e volta na mesma medida, com intensidade e transparência. Amor sempre deve ser uma via de mão dupla, pois é exatamente a reciprocidade que reveste a afetividade nele contida mais forte e transformadora. E, caso esse sentimento não esteja encontrando terreno que retorne o que ali chega, sempre haverá alguém sofrendo e agindo para nada. Amor não pode ser à toa, pois amor se esvazia de carga e de sentido sem troca.

Talvez por termos esperança de que o outro mude, de que a nossa verdade possa afetá-lo positivamente, clareando-lhe os passos, muitas vezes acabamos insistindo, amando, doando, fazendo e tentando, e tentando, à espera de um retorno sincero – que não vem, não aparece, não nos chega de volta. E então começamos a extrapolar os limites saudáveis de nosso bem estar, deixando de lado o nosso eu, na vã tentativa de manter o que jamais foi nem nunca será.

Nesse caminho de luta contra o que já morreu ou nem começou, nós nos distanciamos de nós mesmos, anulando-nos, apagando de dentro de nós tudo aquilo com que sempre sonhamos e do que nunca deveríamos largar mão. Desistir do que temos de nosso é desistir de viver, de ser feliz. Com isso, muito provavelmente entraremos no terreno nebuloso da humilhação e da servidão, até nos transformarmos em fantoches nas mãos de quem nos usará como lhe convier.

Em nome do que erroneamente julgamos ser amor, muitas vezes passamos a fazer papel de trouxa, pois, então, todo mundo, menos nós mesmos, perceberá o quanto estamos sendo manipulados e reduzidos pelo parceiro. E todo o peso do sentimento não correspondido recairá sobre nossas costas, pois o outro não se importa, não se enxerga, não nos enxerga, apenas mantém um conveniente relacionamento em que manda e desmanda.

Desistir de alguém que amamos será sempre uma das atitudes mais difíceis que enfrentaremos no decorrer de nossas vidas, visto que isso equivale a tomar consciência de que uma significativa parte de nossos sonhos desmoronou. Por isso a necessidade de nos mantermos inteiros enquanto construímos um relacionamento, pois é assim que poderemos desistir de quem já desistiu de nós, sem que nada nos reste. Caso tenhamos entregue tudo ao outro, sem nos preservar, não teremos nada em que nos apoiar durante o rompimento, pois já quase nada seremos sozinhos.

Amemos com intensidade e inteireza, honestidade e completude, mas não nos esqueçamos de nós mesmos nesse percurso, pois dependeremos sempre do que temos dentro de nós, toda vez que a vida disser não. E ela costuma dizê-lo, quando menos esperamos.

Imagem de capa: Everett Collection/shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Novo filme com Wagner Moura mantém liderança nas bilheterias brasileiras

No cenário cinematográfico brasileiro, o embate distópico de "Guerra Civil" continua a conquistar o público,…

49 minutos ago

Minissérie que dramatiza história verídica com honestidade brutal é uma das melhores produções da Netflix

Uma série poderosa e comovente que mergulha nas profundezas da experiência humana, contando uma história…

14 horas ago

Zeca Pagodinho é tietado por Temer, não o reconhece e diz: “Te conheço de algum lugar”

Em um evento em São Paulo, o ex-presidente pediu para tirar uma foto com o…

14 horas ago

Passageiro fica preso em banheiro de avião durante voo e recebe bilhete: “Tentamos o nosso melhor”

Um voo da SpiceJet de Mumbai para Bengaluru, na Índia, transformou-se em uma experiência angustiante…

1 dia ago

WhatsApp vai deixar de funcionar em 35 modelos de smartphones a partir desta quarta-feira; saiba quais!

Se você possui um dos modelos de celular da lista, é hora de fazer um…

1 dia ago