Marcel Camargo

Não permita que as pessoas lhe tratem mal só porque você as ama

Deixarmos claros os nossos limites é necessário, porque, assim, quem não aceita limite algum não se aproximará de nós e isso será um grande favor a nossas vidas. Mais valem poucos amigos sinceros do que vários sanguessugas em volta da gente.

Ninguém gosta de magoar a quem ama, de ver alguém de quem gosta chateado por algo que saiu da gente. É desagradável sabermos que tem alguém que se sentiu mal por conta de alguma coisa que fizemos ou dissemos. No entanto, não poderemos engolir tudo o que nos desagrada, por medo de que as pessoas fiquem chateadas conosco, ou adoeceremos.

Toda e qualquer relação, seja de amizade, trabalho, seja de amor, necessita passar por algumas turbulências, para que fiquem claros os limites de cada uma das partes envolvidas. As pessoas vão realmente se conhecendo com o tempo e com as rusgas que são superadas através do diálogo, que nem sempre é tranquilo. A verdade de cada um precisa ser transparente, ou o relacionamento aos poucos se desgasta e se desfaz.

Caso sejamos o tipo de pessoa que não consegue lidar com o fato de que nem sempre estaremos agradando, acabaremos acumulando contrariedades dentro de nós. Da mesma forma, algumas pessoas, percebendo isso, não deixarão de se aproveitar de nossas inseguranças, sugando tudo o que puderem, aproveitando-se de nós, uma vez que saberão que não conseguiremos lhes negar nada.

Não podemos permitir que nos tratem de uma forma que não merecemos, somente porque amamos ou não queremos que o outro fique bravo ou magoado por nossa causa. Deixarmos claros os nossos limites é necessário, porque, assim, quem não aceita limite algum não se aproximará de nós e isso será um grande favor a nossas vidas. Mais valem poucos amigos sinceros do que vários sanguessugas em volta da gente.

Amar não significa, de maneira nenhuma, ter que se sujeitar aos mandos e desmandos do outro, porque quem ama de verdade também diz não, também se nega, também aponta o que do outro não aceita receber. Teremos, sim, que abrir mão de algumas coisas, caso queiramos nos relacionar com alguém, porém, nenhum traço de nossa dignidade poderá ser suprimido nesse processo, ou nos distanciaremos cada vez mais do encontro amoroso que nos torna melhores, mais felizes, mais a gente mesmo.

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

6 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

6 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

6 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

6 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

12 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

13 horas ago