Está programado para acontecer neste sábado (18), em em El Salvador, a 72ª edição do concurso do Miss Universo. Candidatas de diversos países irão disputar a coroa, que atualmente pertence à norte-americana R’Bonney Gabriel, de 29 anos. E a competição está recheada de novidades em 2023.
Em agosto de 2022, o Miss Universo anunciou modificações nas regras condicionais desde 1952, abrindo as portas não apenas para mulheres trans, mas também para aquelas que estão grávidas, já foram mães ou são casadas. A CEO da competição, Amy Emmerich, foi responsável pelo anúncio.
Devido às alterações, o concurso contará, pela primeira vez, com a participação de duas mães, duas mulheres trans e uma competidora com 30 anos, todas na mesma edição.
Confira abaixo os perfis de algumas das competidoras do Miss Universo que já estão fazendo história.
Em setembro, a colombiana Camila Avella foi eleita Miss para o posto de Miss Colômbia. Ela é a primeira mãe a carregar a faixa do país no mundial.
Quebrando muitos estereótipos relacionados ao corpo, principalmente em uma competição como o Miss Universo, Jane Garrett, do Nepal, é a primeira competidora plus size.
A comissária de bordo e modelo Marina Machete foi coroada Miss Portugal em outubro. Natural da vila portuguesa de Palmela, em Setúbal, ela é a primeira mulher trans a ser coroada neste concurso em seu país.
A miss da Guatemala Michelle Cohn entrou para a história, em agosto, como a primeira mãe a disputar a competição mundial de beleza. Aos 28 anos, a modelo tem dois filhos.
A modelo Rikkie Valerie Kollé, 22 anos, se tornou a primeira participante transgênero a vencer o Miss Universo Holanda este ano. Natural de Breda, ela recebeu em julho a coroa pela ganhadora do ano anterior, Ona Moody, e pela atual Miss Universo, a americana R’Bonney Gabriel.
Com 30 anos, a Miss Bulgária Yuliia Pavlikova é a mulher mais velha entre as competidoras. Com a mudança nas regras e o limite de idade alterado, todas as mulheres passaram a ser elegíveis a se candidatar.
Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, vai estar representando o Brasil na competição deste ano. A estudante de jornalismo é natural de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
***
Redação Conti Outra, com informações do g1.
Fotos: Reprodução/Instagram.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…