curiosidades

Mulher de 80 anos se agarra a uma árvore para evitar que ela seja cortada.

A árvore que tentava salvar era um sobreiro ou chaparro, uma árvore da família do carvalho, cultivada no Sul da Europa e a partir da qual se extrai a cortiça. O sobreiro é, juntamente com o Pinheiro-bravo, uma das espécies de árvores mais predominante em Portugal. O sobreiro é uma espécie não autóctone mas em perigo de extinção. O protesto da mulher enfrenta um projeto de desenvolvimento planejado há 3 anos.

Embora seja possível conviver nos espaços urbanos com a natureza, são cada vez menos os locais arborizados que vemos, e esses geralmente são trocados pelo cimento. É por isso que essa idosa, com a intenção de salvar o pouco do seu bairro, se agarrou a uma árvore que seria cortada para a modernização das ruas.

Renaciendo Talcahuano

Com determinação e um olhar poderoso, uma mulher com mais de 80 anos deixou sua casa ao saber que o último sobreiro da rua seria derrubado em seu bairro na cidade de Talcahuano, no Chile. O maquinário chegou pronto para fazer o dever de casa, mas a senhora não permitiu que uma única lasca da árvore fosse tocada.

Renaciendo Talcahuano

Segundo a BioBio, a árvore interrompeu parte de um projeto de desenvolvimento planejado há mais de 3 anos, que visa, entre outras coisas, pavimentar o terreno, implantar uma luminária e colocar novos arbustos na área.

No entanto, isso não convenceu a avó, que aos 80 anos viu a natureza ser destruída aos poucos. Aquela árvore que ele tentava salvar tem mais de 50 anos, não é nativa, mas sua espécie está em perigo de extinção e está protegida internacionalmente por ser uma das 8 árvores que mais gera oxigênio no mundo.

Renaciendo Talcahuano

A briga fez com que mais de um vizinho saísse de casa para ver o que estava acontecendo e um deles tirou fotos na hora, postando nas redes sociais pedindo ajuda para a senhora. Imediatamente, os cidadãos da cidade tornaram o protesto da avó viral e aquela árvore não era mais tão fácil de cortar.

Renaciendo Talcahuano

Nas redes, a idosa encheu-se de apoios pela sua bravura e soube-se que pelo menos conseguiu adiar o corte do sobreiro. De qualquer forma, a Diretoria de Operações do Município acredita que é categórico que o projeto já foi aprovado e que a árvore sairá em breve para iniciar a construção.

Com informações de UPSOCL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

5 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

6 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

6 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

6 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

12 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

12 horas ago