1Não IA

Movimento irresponsável antivacina está matando de sarampo pessoas na Europa

Um surto de sarampo tem devastando toda a Europa. De acordo com a Science Alert, nos primeiros seis meses de 2018, foram 41.000 casos registrados da infecção viral, que é facilmente evitável.

Em 2017, foram registrados 23.927, com 37 mortes. E de acordo com especialistas nos EUA, o país também poderá experimentar surtos semelhantes se os pais continuarem se recusando a vacinar seus filhos.

“Temos uma situação muito séria. As pessoas estão morrendo de sarampo. Isso era inacreditável cinco ou dez anos atrás“, disse o médico pediatra Alberto Villani, do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, e presidente da Sociedade Pediátrica Italiana, à NBC.

Para evitar tais surtos, pelo menos 95% da população deveria ser vacinada com duas doses da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola. No entanto, em algumas partes da Europa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cobertura de vacinação é inferior a 70%.

O sarampo já está em ascensão nos EUA. No ano passado, o estado de Minnesota experimentou seu pior surto em décadas, e no início deste ano, Nova York foi a vítima. No momento, há um surto em andamento no Brooklyn, com seis casos registrados na semana passada, todos envolvendo crianças não vacinadas.

No ano passado, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) estudou o crescente número de surtos de sarampo no país, descobrindo que 70% dos novos casos ocorreram em pacientes não vacinados.

O movimento antivacina vem crescendo nos últimos anos, em parte graças a um duvidoso estudo feito em 1998 pelo ex-médico Andrew Wakefield, e que já foi retirado do registro médico do Reino Unido por má conduta.

Wakefield foi acusado de usar em seu estudo resultados deliberadamente falsificados a fim de fazer uma afirmação fraudulenta de que a vacina e o autismo estavam relacionados. Assumiu-se que sua conduta estaria levando em conta a eliminação da concorrência, uma vez já havia patenteado uma versão alternativa para a profilaxia do sarampo.

Pesquisas subsequentes comprovaram que não existe qualquer ligação entre as vacinas e o autismo. No entanto, muitos pais ainda se recusam a vacinar seus filhos.

O sarampo foi erradicado dos EUA, mas novos surtos foram registrados porque a doença foi importada para dentro do país. O surto da cidade de Nova York, por exemplo, teve como paciente zero um turista, enquanto que no Brooklyn, o atual surto foi espalhado por uma criança não vacinada que viajou para uma área de Israel.

Se a situação não for controlada, é possível que fique muito pior. Em um estudo feito em 2014 descobriu-se que os esforços para corrigir uma desinformação são inadequados quando comparados aos esforços conjunto dos ativistas antivacinas que usam a internet para espalhar fake News – em resumo, quando as pessoas leem uma notícia falsa, assimilam o medo de forma muito forte comparado com órgãos oficiais que tentam desmentir e dizer a verdade. A mentira está dominando as informações.

Essa ideia anticientífica pode ser ainda mais perigosa se considerarmos que, se apenas 5% de uma comunidade não se vacinar, isso pode ter um efeito desproporcional sobre a saúde pública, triplicando a taxa anual de sarampo.

Além de afetar tais pacientes, o surto tem impacto em toda a comunidade, uma vez que aumenta a carga hospitalar e custará ao setor de saúde pública um gasto extra desnecessário, sobrecarregando todo o sistema.

O sarampo, além de muito infeccioso, pode ser mortal, especialmente para crianças. Em 2016, foram registradas 89.780 mortes pela doença no mundo, sendo que a maior parte das vítimas tinham menos de 5 anos.

“As pessoas não as veem e esquecem delas ou acham que as doenças não existem mais“, disse o professor de medicina Jeffrey D. Klausner, da Universidade da Califórnia, em Davis (EUA). “Elas não percebem que seu filho está em risco de desenvolver meningite por sarampo, encefalite e danos cerebrais permanentes ou morte“, concluiu.

***

Fonte indicada: sciencealert / Via Jornal Ciência

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

2 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

2 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

2 dias ago