JORNALISMO

Médicos dizem sofrer pressão dos planos de saúde para prejudicar pacientes

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou nesta quinta-feira (31/3) os resultados de um levantamento, realizado em conjunto com a Associação Paulista de Medicina (APM) entre o dia 25 de fevereiro e o dia 9 de março deste ano. Dentre os 3.043 médicos entrevistados, pelo menos metade deles relatou já ter sofrido pressão dos planos de saúde para prejudicar os pacientes.

De acordo com o levantamento, 53% dos médicos ouvidos já sofreram tentativas ou interferências para alterar os tratamentos que prescreveram aos pacientes. Destes, 40,9% disseram que a situação acontece às vezes. Já para 12,2% dos profissionais ouvidos, a situação é frequente.

Ainda segundo a AMB, 51,8% dos médicos relataram dificuldades para internar pacientes, sendo que 6,7% afirmaram que a situação ocorre com frequência. Além disso, mais da metade dos médicos relatou sofrer ou já ter sofrido pressão para antecipar a alta de pacientes. Desse total, 13,6% garatiram que a situação é frequente.

O estudo também quis saber sobre a relação dos reajustes de mensalidade e o abandono de tratamentos. Um total de 88,3% dos médicos disseram que pacientes já largaram tratamentos devido a reajustes dos planos.

O levantamento também apurou qual é a percepção dos médicos sobre os projetos que tramitam no Congresso para alterar a Lei dos Planos de Saúde, que está em vigor desde 1998. Questionados à respeito dos projetos que apontam para atendimentos segmentados, com coberturas de alguns tratamentos e de outros não, 77,1% atribuem notas negativas. Para 79,9%, podem surgir reflexos negativos às propostas de segmentar planos por tipos de procedimentos e outras diferenciações que terão reflexos para a saúde dos pacientes.

Dos profissionais ouvidos pelo levantamento, 59,2% são homens e 40,8% mulheres. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O que diz a Abramge

Por meio de uma nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) declarou que defende a autonomia dos médicos no diagnóstico e no tratamento de enfermidades, o que é um princípio basilar da medicina. “Essa autonomia, no entanto, não afasta a importância do desenvolvimento e aprimoramento das práticas médicas e dos protocolos clínicos, que servem como referência tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Quando construídos com critérios técnicos e embasamento científico, os protocolos asseguram a qualidade e a uniformidade do cuidado assistencial, melhorando desfechos clínicos e ampliando a eficiência do sistema como um todo”, esclareceu.

O que diz a FenaSaúde

Também em nota, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) alegou que as pontuações da pesquisa da ABM “não condizem com as condutas seguidas por suas associadas, que hoje atendem a cerca de 30% dos beneficiários de planos médico-hospitalares do mercado”. “As associadas à FenaSaúde têm como conduta cumprir rigorosamente todas as leis, normas e regulamentações que lhe são impostas pelos órgãos competentes, assim como respeitar o ato médico, as diretrizes e os procedimentos necessários para a integridade de um sistema que atende com excelência a 49 milhões de usuários”, avaliou.

***
Redação Conti Outra, com informações de Correio Braziliense.
Crédito da foto de capa: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

1 dia ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

1 dia ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

2 dias ago