curiosidades

Lupita: a vovó que aprendeu a ler e escrever aos 96 e quer continuar estudando

A protagonista dessa história é Lupita Palacios, uma doce vovó que pertence à comunidade indígena Vicente Guerrero, no estado de Chiapas, no sul do México. Ela tornou-se conhecido aos 96 anos, após aprender a ler e a escrever para recuperar o tempo perdido.

De acordo com o The Lost Book Club, Lupita decidiu mudar de vida e, aos 96 anos, retomou os estudos depois de décadas sem ir à escola. Agora, seu próximo objetivo é terminar o Ensino Médio. “Aos poucos estou aprendendo a ver como posso servir a esta terra sagrada”, comentou.

Vovó Lupita explicou que estava motivada para os estudos, pois tinha muita curiosidade em saber o que diziam os jornais e livros, por isso foi ao Instituto Chiapaneco de Educação de Jovens e Adultos, e assim retomou os estudos para sair do analfabetismo.

“Lá eu procurava qualquer coisinha, para ver se conseguia decifrar”, comentou Lupita enquanto lia um jornal de Chiapas. “Em seis meses concluí o ensino médio, tudo o que me motivou foi querer saber, ler, escrever e servir”, acrescentou ela com entusiasmo.

Lupita relatou que havia perdido o interesse pela educação desde que seus pais afirmaram que “a escola era uma perda de tempo”. Além disso, ela confessou que lhe dava “preguiça” ir para a escola quando podia passar seu tempo brincando entre as árvores. Já adulta, sem ter concluído seus estudos, Lupita começou a trabalhar como comerciante e empregada doméstica e foi uma das fundadoras do Mercado Cinco de Mayo na cidade de Tuxtla Gutiérrez, em Chiapas.

“Ao estudar, posso aprender a história do México. Já vivi pessoalmente a história de Chiapas: os sofrimentos, os fracassos, a pobreza. Não acredite que aqui em Chiapas as pessoas vivem na glória. Aqui você tem que ir trabalhar para ter batatas (para comer)” , refletiu na entrevista.

Porém, com a mesma convicção e firmeza com que começou a trabalhar desde jovem, Lupita avançou e conquistou novos desafios ao aprender a ler e escrever aos 96 anos. Agora ela se tornou um magnífico exemplo a ser seguido por seus seis filhos, seus muitos netos, seus bisnetos e tataranetos, e até mesmo para milhares de pessoas que souberam de sua história por meio da cobertura da mídia.

“Eu me sinto muito bem, como você pode ver. Como lhes digo, aos poucos estou aprendendo a ver como posso servir nesta terra sagrada aos 96 anos de idade. A realidade é que quero continuar estudando, continuar conhecendo a lei da vida”, concluiu com firmeza.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

9 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

9 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

10 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

10 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

16 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

16 horas ago