O ator e escritor Lázaro Ramos lançou nesta semana o livro ‘Na Nossa Pele’, publicado pela editora Objetiva. A obra é uma continuação de ‘Na Minha Pele’ e traz relatos pessoais para abordar o racismo e o enfrentamento aos preconceitos.
Em um dos trechos mais marcantes do livro, Lázaro recorda um episódio doloroso de sua infância, quando testemunhou sua mãe, Célia Maria do Sacramento, ser agredida pela patroa. O caso ocorreu quando ele tinha 10 anos e acompanhava a mãe, empregada doméstica, em um dia de trabalho em Salvador. “Numa dessas visitas, enquanto eu no quarto me distraía com algum brinquedo improvisado, ouvi de repente um estalo. Saí apressado para ver o que estava acontecendo e percebi que a patroa da minha mãe tinha acabado de dar um tapa no rosto dela. E continuava a humilhá-la”, relembra o ator em um trecho compartilhado pelo gshow.
Apesar da violência, Dona Célia continuou trabalhando na casa por mais três anos. Lázaro conta que, por muito tempo, apagou a memória desse episódio. No entanto, em 2022, ao passear por Salvador com seus filhos, tomou uma decisão simbólica: comprou o imóvel onde sua mãe sofreu a agressão. Atualmente, a casa pertence a uma ONG que acolhe trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão. Em homenagem à mãe, seu rosto foi eternizado em um grafite na parede.
“A sensação foi de vingança misturada com justiça e insegurança”, descreve Lázaro no livro. “Descobri nesse dia que dava pra sentir tudo isso junto. E deu ainda uma vontade enorme de fazer o tempo voltar e compartilhar com minha mãe essa e tantas outras conquistas.” Dona Célia faleceu quando Lázaro tinha 19 anos.
Com ‘Na Nossa Pele’, Lázaro Ramos amplia a reflexão iniciada em seu primeiro livro, trazendo um olhar coletivo para as experiências de racismo e superação. Seguindo o tom de sua obra anterior, ele busca abrir um diálogo profundo e necessário sobre desigualdade e memória no Brasil.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…