Jackson Cesar Buonocore

Hoje, a melancolia e apatia expõem a nossa desilusão pelo colapso das ideologias

A violência, a pobreza e a exclusão são visíveis em nossa sociedade. Não há como negar, que homens, mulheres, crianças e adolescentes estão mendigando, consumindo crack, se prostituindo nas ruas de nossas cidades. Além disso, todos os dias são inúmeras as notícias de crimes, que operam na lógica da esquizofrenia e do parricídio.

Nesse contexto se avulta cada vez mais a riqueza escancarada, que se acumula nas mãos de poucos privilegiados, em detrimento da exploração da dignidade humana, que não causa nenhum escândalo em alguns setores da sociedade.

No Brasil a maioria dos presos são jovens negros ou pardos, que foram abandonados pelos pais biológicos, ignorados pelo mercado e rejeitados pela sociedade. Não é por acaso – que uma parte expressiva – de adultos e jovens, que se envolvem em crimes de menor potencial ofensivo ou de crimes violentos letais, não conviveu com a autoridade do pai.

O Estado que é o executor das leis, bem como um pai perverso, que encarcera os seus filhos em prisões desumanizantes, transformando-os em sujeitos com tendências esquizofrênicas. Criaturas que sãos cooptadas pelas facções criminosas, e que buscam a vingança contra o Estado e a sociedade, uma referência simbólica ao parricídio.

A apatia diante dessa realidade revela a falta de projetos coletivos, que deram espaço ao discurso fundamentalista, como uma solução ilusória ao desamparo social. Hoje, a melancolia e a indiferença expõem a nossa desilusão pelo colapso das ideologias, que moveram o século 20, mas que cedeu aos desejos consumistas deste século.

Diante disso, a modernidade líquida tornou o sujeito um alienado digital, que deleta em sua tela os problemas, fazendo-o esquecer da experiência do afeto e da convivência humana, para buscar no sexo fácil, nas drogas, no álcool e no divertimento uma resposta ao vazio existencial.

É necessário acordar do sono anestésico a fim de enfrentar a vida real, pois a insanidade social que atinge a existência dos pobres é uma “bomba-relógio”. Aliás, nada se consolida na fluidez do mundo líquido, mesmo que uma minoria consiga viver em ilhas de prosperidade.

Então, devemos mostrar os perigos do retorno das ideologias autoritárias – sejam elas de esquerda ou de direita. Segundo o psicanalista Erich Fromm essas ideias necrófilas têm a admiração pela decadência, pela violência e pela morte, isto é a negação da vida, que também está na adoração do dinheiro, no culto à tecnocracia e às máquinas, e no desprezo pelos pobres.

Enfim, temos que nos opor as ideologias com disposição necrófila, propondo projetos com vocação biófila, que são motivadas pelo respeito à vida e pela felicidade. Ou seja, utopias psicoespirituais necessárias, como reação à injustiça, que é a raiz perversa da pobreza e como escuta ao grito dos pobres, que se torna mais forte de dia para dia, mas de dia para dia é menos ouvido, porque abafado pelo barulho de poucos ricos, que são sempre menos e sempre mais ricos, alertou o nosso Papa Francisco.

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

7 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

7 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

7 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

7 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

14 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

14 horas ago