curiosidades

“Guerreiro Ecológico”: Motorista de ônibus plantou 400.000 árvores nos últimos 30 anos

O aquecimento global é hoje um dos principais desafios da humanidade. Uma vez que não depende apenas dele a sobrevivência de nossa espécie nos próximos anos, mas também de toda a vida que habita o planeta hoje. São relações interdependentes que não podem ser destruídas.

E é por isso que organizações e empresas, bem como alguns governos, têm feito sua parte para enfrentar esta crise climática. Inovando com tecnologias, com legislações e realizando dias de conscientização e reciclagem para que a importância seja compreendida.

Dentre diversas iniciativas, existem aqueles que se destacam por seu empenho e que muitas vezes, o fazem sozinhos. Como é o caso do cidadão indiano Marimuthu Yoganathan, popularmente conhecido como o “homem-árvore de Coimbatore”.

Este motorista de ônibus plantou mais de 400 mil mudas na cidade de Tamil Nadu, gastando até 40% de seu salário para comprar sementes e realizar seu plantio dessa flora tão útil e benéfica.

ANI

A iniciativa de Marimuthu é motivo de orgulho para seus compatriotas, que elogiaram e aplaudiram seu trabalho ecológico. Amigo do meio ambiente que recentemente recebeu o prêmio de “Guerreiro Ecológico” pelo vice-presidente de seu país. Um prêmio que ele valoriza e aprecia, mas que deixa claro que prefere juntar mais pessoas como ele a fazer algo pela natureza.

ANI

“Minha intenção não é ganhar prêmios. Se eu conseguir essas decorações, mais pessoas me chamarão para plantar árvores também em outros estados. Isso vai realizar meus sonhos (…). Meu pedido para que o prêmio me fosse enviado pelo correio foi rejeitado. Eu estava preocupado com a passagem do trem, os dias em que tiraria minha licença e os custos de acomodação em Nova Delhi. Mas estou feliz por ter recebido o prêmio pessoalmente de ninguém menos que o vice-presidente do país”, conta Marimuthu Yoganathan à ANI.

ANI

Sua meta atual é cultivar cinco árvores frutíferas, mas infelizmente, apesar das premiações, ele ainda não recebeu apoio financeiro do governo estadual ou federal.

Além de tudo, ele também visitou cerca de 3.740 locais de ensino, como universidades, faculdades, escolas e indústrias para aumentar a conscientização sobre o meio ambiente. É comum de Marimuthu também levar diversas mudas para seu trabalho e assim distribuíl-las para os passageiros.

ANI

Um guerreiro ecológico que, apesar de ter recebido tantos prêmios, ainda não possui bolsa ou programa que apoie seu trabalho pela natureza e pelo planeta. Mas ele não desiste e continua todos os dias plantando árvores depois de dirigir seu ônibus.

ANI

 

Com informações de UPSOCL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

12 horas ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

13 horas ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

1 dia ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

1 dia ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

1 dia ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

1 dia ago