Júlia Guglinski

Gatos pelados, uma exótica opção para os alérgicos.

Imagine viver em um mundo peludo e fofo, onde os Pets chegam dominando nossos lares, e não poder tocar ou compartilhar o mesmo ambiente com eles? Desesperador, não? Pois esta é a realidade de muitas pessoas extremamente alérgicas que não podem sequer frequentar lugares onde hajam pelos. Mas e se por alguma mágica, ops, ciência, isso fosse possível de se reverter?

Para a alegria dos gatófilos, uma boa notícia. Algumas raças de gatos pelados, como os Shpynxs e Devon Rex, já circulam entre os gatis mais exóticos, proporcionando o que seria um distante sonho em realidade. Cientistas descobriram que um em cada 50 mil felinos não tem a proteína Fel d1, responsável pelas reações alérgicas, dessa maneira iniciaram uma seleção para cruzamentos, isentando filhotes dessa proteína. Muitos acreditam que somente os pelos causam alergia, mas essa proteína também é encontrada na saliva e urina dos animais. Dessa forma fica mais claro entender que mesmo com a ausência de pelagem, algumas pessoas continuavam a ter reações sem entender as causas.

Algumas raças de gatos pelados já não comportam essa proteína, portanto, pessoas alérgicas não desencadeiam o mal ao manusear esses felinos. Os peladinhos não chegam a ser deslumbrantes a lá o gato Persa, mas são dotados de uma peculiar aparência, personalidade amável, brincalhona e muito especial. São gatinhos sensíveis, que demandam alguns cuidados. Por não possuírem pelos, precisam de protetor solar todos os dias, e limpezas com lenços umedecidos para controlar a oleosidade da pele evitando dermatites e odores desagradáveis. Demandam uma certa atenção quanto a temperatura corporal, já que não possuem a pelagem como proteção natural. A alimentação a base de proteínas também auxiliam nesse controle da pele e temperatura.

Há quem sinta repulsa pelo aspecto exótico e quase alienígena desses felinos, em contrapartida, criadores afirmam a paixão que seus clientes relatam por esses pelados, onde não trocam por nenhuma outra raça. Mesmo pessoas não alérgicas se renderam aos encantos desses simpáticos peladinhos.

A pele se assemelha a borracha, são tão ativos quanto os seus primos peludinhos, e necessitam de tanto amor quanto eles. Se alguma falta de esperança batia na porta, e o desejo de ter alguns miadinhos alegrando a vida estava apenas na imaginação, é hora de correr para um gatil especializado e realizar o grande sonho de ter um gato em sua vida.

Imagem de capa: Dmitruj/shutterstock

Júlia Guglinski

Treinadora e comportamentalista de cães. Atriz de teatro, cantora e compositora.

Share
Published by
Júlia Guglinski

Recent Posts

Orangotango é visto usando planta medicinal para curar ferida em seu rosto

Pesquisadores flagraram um orangotango da ilha de Sumatra, na Indonésia, utilizando uma pasta à base…

4 horas ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem pode revalar se você é uma pessoa mais reservada ou extrovertida

Qual é a primeira coisa que você vê primeiro ao olhar para esta imagem? A…

5 horas ago

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

2 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

2 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

3 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

3 dias ago