curiosidades

Fotógrafo prova que até os ursos polares amam o verão

Quando você liga a TV e sintoniza um canal como National Geographic ou Discovery, é comum se deparar com um programa que se dedica a mostrar o cotidiano de animais selvagens em seu habitat natural. E no caso dos queridos ursos polares, é típico observar que eles vivem entre enormes geleiras, cercados de neve. Mas, um fotógrafo chamado Martin Gregus resolveu mostrar ao mundo que esses mamíferos também vivem longe do frio, e sabem muito bem aproveitar a estação mais quente do ano.

Gregus, que é fotógrafo de vida selvagem, se perguntou certa vez: “O que acontece com os ursos polares durante o verão?” Acontece que ele se recusava a acreditar que esses animais passavam o ano todo cercados apenas por gelo, então decidiu descobrir qual era a realidade.

Para isso, ele viajou para Manitoba, região do norte do Canadá, durante o verão de 2020, e também durante o verão de 2021, a fim de capturar a rotina de verão dos ursos polares durante os períodos de calor da região.

Martin Gregus descobriu que, mesmo no verão, a temperatura naquela região não costuma subir muito. No entanto, a paisagem era completamente diferente, com muitas flores, lagos cristalinos e dias claros, ao contrário do cenário clássico de ursos polares flutuando em pedaços de gelo até o meio do pólo ártico.

Em 33 dias no local, Martin conseguiu fotografar majestosos ursos polares brincando em campos de flores, tirando sonecas na grama verde e até se refrescando em um lago.

No tempo em que esteve no lado ártico, o fotógrafo aperendeu a diferenciar cada urso que vive no local. Ele deu um nome para cada um dos animais.

As ursas no lago foram batizadas de Veronica e Betty, enquanto o macho que dormia no prado foi apelidado de Cerberus. Finalmente, há Aurora, a ursa carinhosa que protegeu seus filhotes durante todo o verão.

Graças a Martin Gregus, muitas pessoas puderam saber que os ursos polares não vivem só entre gelo e paisagens cinzentas. Eles também aproveitam o verão; e são especialmente cativantes quando estão entre as flores.

***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Fotos: Martin Gregus/ National Geographic.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

2 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

2 dias ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

3 dias ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

3 dias ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

3 dias ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

3 dias ago