curiosidades

Extra receberá multa de 10 milhões por vender bandeja de carne vazia

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON fez um informe nesta terça-feira sobre uma multa que será dada à unidade da rede de supermercados Extra que entregava carnes somente depois do pagamento dos clientes.

De acordo com o diretor do órgão, Fernando Capez, a prática é discriminativa e vexatória. A multa pode chegar a R$ 10,9 milhões.

O caso foi denunciado por uma cliente do local, que a partir de uma publicação nas redes sociais contou o que ocorria na unidade no bairro Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.

Seu nome é Fabiana Ivo, e segundo ela, o mercado estaria vendendo as bandejas vazias, disponibilizando o produto somente após o pagamento. “Isso é uma afronta a toda a população das quebradas, duvido que o mesmo acontece no Extra do Morumbi”, concluiu.

Foto: Reprodução

Se for comprovado que o procedimento foi adotado somente por unidades em bairros específicos, a multa será aplicada a partir do faturamento global da rede. Caso tenha sido uma determinação local do gerente, a multa terá como base o faturamento da loja. De acordo com o G1, a venda da bandeja vazia também ocorreu na unidade de Cambuci, na região central.

“É inaceitável critérios de discriminação em razão do local ou por qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame. Porque se não existe um aviso prévio ostensivo, uma informação de que há um critério objetivo e igual para todos, de que primeiro se pague para que depois se pegue o produto, isso passa a ser uma discriminação, uma surpresa para o consumidor e um método vexatório e discriminatório para cobrança.”, disse Fernando Capez.

Foto: Reprodução

Em nota, o Extra declarou que a prática “não faz parte de sua política de atendimento” e que “se trata de uma falha de procedimento”. Por fim, ressaltou que a rede “tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.

 

Com informações de Yahoo

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

1 dia ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

1 dia ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

1 dia ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

1 dia ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

2 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

3 dias ago