Categories: Sem categoria

“Eu já estou aqui”: a esperança que os bebês arco-íris nos trazem

O bebê arco-íris é a criança que chega ao mundo saudável e forte depois que uma mãe sofreu uma perda gestacional ou perinatal. Esses bebês trazem mais do que felicidade, trazem esperança e uma necessidade de renascer com os quais a família pode recompor após a perda de um filho.

Algo que não é frequentemente falado com tanta frequência é sobre abortos, sobre a morte desses bebês ou por qualquer motivo, eles saem cedo, se tornando aqueles astros que vivem para sempre no mundo, metade do coração de seus pais.

É um tanto complexo e em alguns momentos contundente. Muitas mães às vezes enfrentam uma certa ignorância social, uma certa insensibilidade porque, como se costuma dizer, não é o mesmo perder uma criança de dez anos de idade que um bebê que você ainda não conhecia, que ainda não tinha começado a viver.

Um aspecto que devemos ter claro desde o início é que toda perda é importante, não pode ser comparada e cada uma delas é vivida de forma devastadora. A dor de perder um filho, mesmo depois de um aborto, é vivenciada de muitas maneiras diferentes. Haverá famílias que enfrentarão com coragem, e haverá mães que caem em um estado de profundo desamparo a ponto de desenvolver uma depressão.

Os filhos das estrelas, aqueles bebês que nascem e morrem dentro da mãe são seres que existiam, que lutavam para viver e que queriam crescer, mas para quem o destino lhes negava essa oportunidade. Algo que os pais dos bebês arco-íris conhecem bem, aqueles que trazem esperança depois de uma perda, é que eles não estão lá para substituir o irmão perdido.

Cada criança tem seu lugar no coração de um pai ou uma mãe, cada bebê é e será único, mesmo se a vida os levar antes do tempo.

As estrelas do bebê e nossas tempestades pessoais

Abortos e perdas gestacionais ou perinatais são mais comuns do que pensamos. Tanto que é imprescindível que haja um tipo de protocolo psicológico e assistencial com o qual servir essas famílias e principalmente as mães.

. Cada mulher viverá essa perda de certa forma, mas é necessário que ela possa viver o luto de forma integral, acompanhada da sua e, por sua vez, com o apoio de profissionais adequados.

. Até hoje, algo que é cada vez mais comum é que muitas mulheres apresentam tentativas fracassadas de engravidar. Quando eles finalmente conseguem, isso pode acontecer, não apenas um aborto, mas vários.

. Essa experiência pode ser muito complicada. Os filhos de estrelas saem e brilham intensamente, mas por um tempo, o que a mãe vai sentir é uma tempestade, escuridão e até o sentimento desesperado de que “ela é responsável” por essa perda. Um pensamento que precisa ser confrontado e derrubado.

Bebês arco-íris: esperança em um rosto único, luz em um coração forte

O luto pela perda de um bebê pode ser longo ou curto, mas é sempre carregado na alma. É uma dor que muitas mães carregam em privado e que de alguma forma, sempre mantêm dentro, mas sim: aprenderão a conviver com isso.

Por um tempo, algo que é muito comum no casal, é a relutância em tentar novamente. O medo está aí. No entanto, pouco a pouco, a esperança e o desejo são mais fortes do que o medo, e o desejo dos pais novamente dá forma ao milagre: o bebê arco-íris, a criança que para a tempestade e traz o esplendor depois a escuridão.

Ter um bebê saudável e precioso cura, conforta e ao mesmo tempo recompõe a mãe. dias cinzentos que criança escampa para escampar em mil tons, mil sensações onde mais uma vez abraçar a vida e para aquela criatura gorducha e rosa servindo-nos com os olhos limpos e ansioso para comer o mundo.

Por sua vez, algo que os pais e mães dos bebês arco-íris são muito claros sobre o seguinte, dimensões que valem a pena refletir.

. O bebê arco-íris não está aqui para substituir a estrela do bebê.

. O feto ou perdido antes do tempo sempre terá um lugar na família e na alma daqueles pais que sempre manterão em seu coração, aquele fio umbilical, dourado e forte com a criança que partiu antes do tempo .

. A gravidez de um novo filho após a perda do filho da estrela, vive de forma diferente. O medo está presente e, em alguns momentos, é comum sentir pânico, mas essas emoções são normais e esperadas. O ideal nesses casos é promover uma boa comunicação entre o casal e os médicos.

. O nascimento do bebê arco-íris também é uma forma de homenagear a estrela do bebê. Essa criança saudável e forte nos permitirá demonstrar o amor que há em nós, o que desejamos oferecer ao outro bebê e isso será refletido em seu irmão.

Faremos o nosso melhor para ambos, para o que temos conosco e aquele que nos observa dentro de uma estrela e lembrados no meio do nosso coração.

Fonte indicada: Eresmamá, traduzido por A Soma de Todos os Afetos

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Orangotango é visto usando planta medicinal para curar ferida em seu rosto

Pesquisadores flagraram um orangotango da ilha de Sumatra, na Indonésia, utilizando uma pasta à base…

5 horas ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem pode revalar se você é uma pessoa mais reservada ou extrovertida

Qual é a primeira coisa que você vê primeiro ao olhar para esta imagem? A…

6 horas ago

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

2 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

2 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

3 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

3 dias ago