Segundo um artigo publicado na edição de 4 de agosto da Revista Science, pessoas que já contraíram resfriados comuns decorrentes de algum tipo de coronavírus podem criar imunidade contra o SARS-CoV-2.
Quem liderou o estudo foi o colombiano José Mateus, que é pós-doutorado e integra o time de pesquisadores ao La Jolla Institute for Immunology, localizado na Califórnia, EUA.
O artigo defende que resfriados provocados por coronavírus dos tipos HCoV-OC43, HCoV-229E, HCoV-NL63 ou HCoV-HKU1 causam uma espécie de defesa chamada de Células T, que possuem imunidade contra o SARS-Cov-2. Essas células imunológicas reconhecem, inclusive, a proteína chamada “Spike”, responsável por invadir células humanas.
Ainda segundo o estudo, assim que alguém contrai algum desses tipos de resfriado, o corpo da pessoa desenvolve anticorpos para combatê-la, e elas permanecem no organismo até mesmo depois da cura. Se houver uma segunda contaminação, essa proteção pode ser ativada novamente.
Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Cingapura e Reino Unido foram os países onde aconteceram os testes do estudo. Os resultados apontam que esses tipos de coronavírus, que circulam entre a maioria da população, são responsáveis por sintomas respiratórios leves.
Mesmo que os estudos tenham apenas caráter especulativo, isso poderia explicar o porquê de 20% a 50% da população que já contraiu algum tipo de coronavírus ter uma resposta imunológica melhor a Covid-19, mesmo sem ter contraído o vírus especificamente.
O estudo conclui, entretanto, que ainda existem muitas incertezas acerca da imunidade contra a Covid-19.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Revista Seleções e Revista Science
Capa: Image created by Samuel Rodriguez. Submitted for United Nations Global Call Out To Creatives
Essa imagem revela se você busca validação ou protege sua tranquilidade
Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido
Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Você saberia o que significa essa placa com um ponto preto? Quase ninguém acerta...
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…