1Não IA

Estudante de medicina encontra o corpo de amigo na mesa em aula de anatomia

Um estudante de medicina na Nigéria saiu correndo de sua aula de anatomia depois de reconhecer o corpo que ele foi convidado a dissecar como um de seus amigos íntimos.

A BBC relatou que o estudante de medicina Enya Egbe, 26, lembra-se vividamente de um dia passado sete anos atrás na Universidade de Calabar, na Nigéria, com outros estudantes e com três cadáveres dispostos sobre mesas.

Momentos depois, ele gritou e correu, reconhecendo que um dos corpos era seu amigo Divino.

Os dois eram amigos há mais de sete anos e a classe planejava dissecá-lo.

“Costumávamos ir a clubes juntos”, disse ele à BBC. “Havia dois buracos de bala no lado direito de seu peito.”

Oyifo Ana, outro aluno da classe, seguiu Egbe para fora da sala e o encontrou chorando do lado de fora.

“A maioria dos cadáveres que usamos na faculdade tinha balas. Eu me senti muito mal quando percebi que algumas das pessoas podem não ser criminosos de verdade”, disse Ana, acrescentando que uma vez viu uma van da polícia com corpos no campus da universidade, que tem um necrotério anexo.

Egbe entrou em contato com a família de Divine, que tinha ido a diferentes delegacias para tentar encontrar seu parente depois que ele e três amigos foram presos por agentes de segurança no caminho de volta de uma noite fora.

A família finalmente recuperou o corpo.

A chocante descoberta na aula de medicina ressalta a falta de cadáveres disponíveis na Nigéria para estudantes de medicina e o que pode acontecer às vítimas de violência policial.

Tem havido um aumento gradual nas escolas médicas credenciadas na Nigéria e também há muito tempo uma escassez de corpos para eles examinarem.

Um artigo de pesquisa de 2020 destacou a relutância dos anatomistas da Nigéria em doar corpos para escolas de medicina. O artigo descobriu que os anatomistas do sexo masculino estavam mais dispostos (77,8 por cento) do que as mulheres (22,2 por cento) a doar corpos para pesquisas médicas.

Ele descobriu que anatomistas que representavam o grupo étnico Igbo na Nigéria estavam mais dispostos a doar seus corpos, quando comparados a outros grupos étnicos.

A disposição da família e a religião foram consideradas as principais razões para os anatomistas não estarem dispostos a doar seus corpos na Nigéria.

Um artigo de 2011 no jornal médico Clinical Anatomy descobriu que mais de 90 por cento dos corpos usados ​​nas escolas médicas eram “criminosos mortos a tiros”.

A pesquisa revelou que a maioria eram homens com idades entre 20 e 40 anos, geralmente de classes socioeconômicas mais baixas.

Após o fim dos protestos #EndSars contra a brutalidade da polícia nigeriana no ano passado, o governo do país criou painéis judiciais de inquérito em diferentes estados para investigar alegações de violência policial. Os protestos começaram após um vídeo viral de um jovem que supostamente teve a vida interrompida a tiros pelo Esquadrão Especial Anti-Roubo (Sars) da polícia no estado de Delta, no sul do país.

Muitos dos que falaram no inquérito foram pessoas que tiveram parentes desaparecidos depois de serem presos por agentes de segurança e nunca mais foram vistos.

O porta-voz da polícia Frank Mba disse à BBC que não tinha conhecimento de nenhum caso em que a polícia tivesse deixado corpos em laboratórios de anatomia ou necrotérios.

***
Redação Conti Outra, com informações de News Week.
Foto destacada: Arquivo pessoal/BBC.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

10 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

10 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

10 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

10 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

17 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

17 horas ago