Você pode até achar que não, mas a vida não é muito diferente de um roteiro feito em Hollywood. Mas ao contrário das narrativas de grandes produções, a sua história talvez esteja mais para uma produção independente e de baixo orçamento. Ainda assim, não é motivo de desespero para interromper o que já foi escrito até aqui. Existe sempre a possibilidade de reescrevermos o nosso filme e a nossa felicidade. Para isso, escolhas.

Dizem que um bom script precisa mostrar a que veio nos quinze primeiros minutos. Claro que na bagagem real, não funciona assim. Coloquemos aí, um tempo em relação aos quinze primeiros anos da sua vida. A infância é inocente, cheia de belezas e cores que podem destrinchar sob inúmeros caminhos. É tudo um sonho abstrato. Já na puberdade, as primeiras tramas. Romances, intrigas, responsabilidades e mais uma penca de subtramas que levam o espectador a roer unhas. Para muitos, uma fase difícil. Um intervalo que intercala sobriedade com momentos de loucura. Eu sei, é quase um cinema anos 80. Você tem razão de pensar nisso.

O instante divisor é quando chegamos no recheio, no conteúdo da história. A partir daí, a idade deixa de ser uma experiência tão confusa e toma o lugar para novas direções, novos voos. Assim como na película, você conhece os questionamentos reais que devem conduzir o restante da sua vida. Trabalho, amor, religião, família e trivialidades. Tudo é possível no tempo concedido. Para onde você vai? Com quem você vai ficar? O que você pretende fazer para ser independente? Qual o sorvete que você mais gosta?

Das perguntas mais complexas até as mais bobas, um mar infinito de respostas e tantos outros pontos de interrogação. Mas a vida é isso, um roteiro de início, meio e fim. Todavia, só passamos pelo início e, no presente, estamos no meio. O final não foi fechado ou imposto. Nenhum executivo engravatado decidiu qual será o desfecho do seu filme. Apenas você, em qualquer dia e qualquer hora, sabe e pode almejar o próprio futuro. Novamente, escolhas.

O “the end” depende das virtudes que você carrega no coração. Depende das cores que você enxerga nas adversidades que a vida coloca e que taxamos de vilanesca. Depende dos sentimentos que você deposita, a cada instante, nos gestos e nas outras personagens que lhe cercam. Depende, principalmente, da sua disposição para abraçar o novo. Depende de você reconhecer que, não importam os cenários, trilhas e tempos situados, o filme da sua vida é nada mais nada menos que escrito e dirigido por você. Sempre.

Gui Moreira Jr

"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

1 dia ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

2 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

2 dias ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

2 dias ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

2 dias ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

3 dias ago