Júlia Guglinski

Equoterapia: Compreenda a magia por trás dos cavalos.

A equoterapia é uma metodologia onde se utiliza cavalos como complemento em certos tratamentos psiquiátricos ou fisioterapêuticos.

Também chamada de hipoterapia, a técnica vem sendo muito aplicada para fins de reverter ou paralisar algum quadro progressivo de enfermidade. Pessoas com Síndrome de Down, Autismo, hiperatividade, problemas motores, pacientes com derrame, esclerose múltipla e paralisia cerebral são comumente encaminhadas para esse tipo de tratamento. Mas já se perguntou por que os cavalos são a peça chave para tal função? Para compreender, precisamos nos infiltrar eu seu universo.

Eqüinos são animais extremamente sensitivos. Estão sempre em alerta e integrados com a Natureza, buscando o equilíbrio e harmonia sem maiores conflitos dentro da hierarquia em que se encontram. Eles movem suas orelhas de acordo com seus sentimentos, murchando-as quando sente raiva ou medo, e projetando-as para frente quando em estado de atenção ou felizes. Cavalos também se distribuem em manadas, e defendem seu território e sua família mesmo que custe suas vidas. Seu couro reconhece quem o monta, e com certeza ficará indócil caso o indivíduo não tenha uma áurea muito clara.

Eles pressentem quando o caminho não é seguro, nos olham nos olhos, encaram nossa alma como se penetrassem nela e fazem uma leitura impressionante. Um cavalo quando conectado emocionalmente com seu condutor, tomará todo cuidado para não machucá-lo, afinal, eles possuem total noção do seu tamanho. Quando há um respeito, eles se entregam como uma criança inocente. Soltos no pasto, com toda liberdade à sua volta, eles se deixam levar por nossos caprichos pela pura vontade de agradar e nos servir. Quando puxados por alguém à sua frente, medem milimetricamente seus passos para que os cascos não esmaguem os pés do condutor.

Por que não utilizar dessa magia tão natural, para reabilitar humanos com necessidades especiais? O cavalo reconhece, ele ajuda, ele se dispõe com nobreza. Contudo, os animais são selecionados ainda filhotes. Devem apresentar temperamento dócil, calmo e aceitar naturalmente a monta e os toques, por mais inesperado que seja.

Geralmente quem precisa de Equoterapia são pacientes agitados, desprovidos de certa consciência, e por vezes rudes, portanto, o cavalo necessita da estabilidade em seu comportamento, até que consiga direcionar melhor a impetuosidade e inocência de seus queridos e especiais condutores.

Imagem de capa: Lopolo/shutterstock

Júlia Guglinski

Treinadora e comportamentalista de cães. Atriz de teatro, cantora e compositora.

Share
Published by
Júlia Guglinski

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

9 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

9 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

10 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

10 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

16 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

16 horas ago