Na sociedade moderna em que vivemos, temos como certo que problemas como o analfabetismo ou a fome são coisas do passado, males que já considerávamos superados há séculos. Mas não é bem assim. Principalmente as pessoas que são levadas a viver nas ruas por uma ou outra má sorte, às vezes se encontram na triste situação de não ter o que comer.
É neste momento, quando a fome aperta, que muitos recorrem aos atos que esta mesma sociedade que prometeu limitar a fome os proibiu de praticar: roubo e furto.
Certamente estas são ações injustificáveis, mas, em determinados contextos, podem ser pelo menos compreensíveis. Foi o que aconteceu com um idoso em Milão, Itália, após ser flagrado pelos guardas de um supermercado. Eles o pararam porque as câmeras de segurança mostraram que ele estava tentando roubar o local.
Quando verificaram o saque do ladrão, perceberam que se tratava apenas de alguns pães. Diante disso, o gerente do local decidiu não chamar a polícia e pagar do próprio bolso o furto.
Antes de deixar o idoso ir embora, ele ainda fez questão de lhe estender a mão: “Da próxima vez, se você estiver com fome, não roube a mercadoria, mas venha me pedir.”, disse o dono do Corso Lodi Carrefour para o jornal Milano Today.
A história emocionou muitos clientes da loja, que aplaudiram as ações do empresário compreensivo. Apesar de roubar serum crime, todos são capazes de sentir empatia pelo idoso: ele não o fez por maldade, mas para suprir o que tinha de mais básico.
A intensidade com que a pandemia COVID-19 atingiu e continua atingindo a Itália piorou muito algumas situações de desigualdade e pobreza que já eram bastante graves. Pessoas como o idoso flagrado roubando pão no supermercado são algumas entre as muitas pessoas que foram afetadas diretamente pela crise.
***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Foto destacada: Reprodução Youtube/xoxoxWaveRiderxoxox.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…