Despeço-me de quem já fui

Despeço-me do homem que já fui. Do cara que construí e levei nos braços até ontem ou anteontem. E com ele despeço-me de todos os meus meninos, de toda a esperança infundada de um dia ser maior. E para quê? Eu te pergunto. Despeço-me com um abraço demorado que aperta, com o peito envergado para dentro que diz – Fica um pouco mais – pedindo e também respondendo.

Despeço-me do homem que já fui, de minhas inseguranças, de meus medos que não me matavam, nem me fortaleciam e sigo levando somente os fatos. Enfrento de frente o que está adiante. Afasto de lado o que não está ao lado, mas à margem. Deixo para trás o que não é memória, nem aprendizado, só culpa, estridente, quase que bonita como as latas amarradas que perseguem os carros dos recém-casados.

Acho que me casei com minha culpa. Depois pari minhas inseguranças, ninei minhas vergonhas, só minhas, filhinhas, miúdas, até serem grandes o bastante para também me carregarem. Tudo meu, tudo eu, tudo de mim, eucentrista como toda mãe.

Despeço-me então todos os dias, acompanhando a velocidade do reciclar da matéria. Nasce todo dia e morre a célula. Nascem todo dia e morrem minhas ideias. Nasço todo dia e, logo depois, morro. Sem estardalhaço, ali naquelas horas caladas entre o tatear insone dos chinelos para ir ao banheiro de madrugada e o despertar vitorioso no segundo que antecede o despertador.

Despeço-me do homem que já fui todas as manhãs, engolindo-o junto com o café amargo demais ou demasiadamente doce. Despeço-me dele e vou perdendo minhas histórias, minhas manias. Elas já foram de fato minhas ou foi alguém que me deu?

Vou abandonando minhas notas longas, minhas semibreves, como uma sinfonia que se simplifica dia após dia, até ser apenas três ou quatro notas que abrem um elevador, que empurram um metrô, que ligam um smartphone, que nunca são ouvidas diferentes, mas que igualmente jamais são iguais porque despedem-se de si segundo por segundo.

A pessoa que vocês conheceram não vive mais aqui. Destinatário não encontrado, favor devolver ao remetente.

Imagem de capa: ESB Professional/Shutterstock

Diego Engenho Novo

Escritor, publicitário e filho da dona Betânia. Criador do blog Palavra Crônica, vive em São Paulo de onde escreve sobre relacionamentos e cotidiano.

Recent Posts

Um homem sem-teto pediu sua mão antes de morrer; semanas depois, ela descobriu o que ele escondia

Durante cerca de dois anos, Sarah manteve um hábito antes de chegar ao trabalho: comprava…

1 dia ago

TESTE DE RAPIDEZ: Há duas figuras nesta ilustração, mas a primeira pode impedir você de enxergar a outra

À primeira vista, a ilustração mostra apenas a cabeça de um cachorro de perfil, com…

2 dias ago

Ele tinha 18 anos, ela 42: os dois se apaixonaram nos bastidores de um filme esquecido e desafiaram todas as críticas

Em 2009, o ator britânico Aaron Johnson conquistou um dos papéis mais importantes de sua…

2 dias ago

TESTE DE INTELECTO: Um falcão aparece nesta imagem, mas há outro animal escondido que nem todo mundo percebe

Uma ilustração em preto e branco está desafiando a atenção de quem gosta de enigmas…

2 dias ago

TESTE DE ILUSÃO: Cinco árvores aparecem nesta imagem, mas uma delas esconde uma figura que poucos notam de imediato

Uma ilustração com cinco árvores, copas verdes e um céu azul parece mostrar uma paisagem…

2 dias ago

Ele marcou gerações no cinema e, aos 70 anos, voltou a chamar atenção por um detalhe no visual

Envelhecer diante das câmeras significa conviver com mudanças na aparência que dificilmente passam despercebidas pelo…

2 dias ago