crítica social

David Junior quer sociedade diferente para a filha: ‘O racismo fez um estrago na minha cabeça’

O ator David Junior, de 34 anos, é um dos criadores da animação infantil “Hora do Blec”, que traz represntatividade negra para as crianças desta nova geração. Em entrevista para O Globo, ele contou que a ideia do projeto surgiu a partir do sucesso que seu personagem na novela Bom Sucesso, o Ramon, fazia com as crianças. Segundo ele, os pequenos passaram a copiar até o seu cabelo.

A animação, em parceria com a sua mulher, Yasmin Garcez, está disponível no Youtube. A narrativa gira em torno de um garoto negro que usa seu pente-garfo para ativar superpoderes.

Na entrevista para O Globo, David contou que não se via representado na TV. Mais do que isso, cresceu sem se sentir protagonista da própria vida ou acreditar que pudesse ocupar uma posição de destaque. Marcas de um racismo estrutural que lhe roubou a capacidade de sonhar e a autoestima. Questões que, hoje, ele trata na análise.

Ele revelou ainda que, mesmo tendo assumido o posto de galã em diversos papeis na TV, só recentemente passou a se achar bonito (“tinha esse preconceito de ver negros de forma negativa, suja, pois foi como aprendi a me ver”) e que tenta superar as feridas abertas pelo racismo que sofreu na terapia (“tenho questões para a vida inteira enquanto corpo preto”).

Ele também lembrou o passado de vendedor de loja (“sempre que um negro entrega o currículo, pensa: ‘Será que coloco a minha foto?’”) e conta ter um grupo de WhatsApp com amigos para discutir o machismo (“falamos como nós, homens, somos frágeis e inseguros, por isso agredimos e oprimimos. essas coisas entram na nossa cabeça, e a gente acaba reproduzindo”).

David diz que, enquanto espera a chegada da filha, Amora, prevista para nascer no mês que vem, seu maior desejo é justamente que ela possa se imaginar sendo o que quiser.

O próximo trabalho de David junior será na série “Fim”, baseada no livro de Fernanda Torres. As gravações serão retomadas em 2021.

***
Redação Conti Outra, com informações de O Globo.
Foto destacada:Jorge Bispo/ Divulgação.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

A beleza do amor maduro em 5 filmes apaixonantes na Netflix para assistir nesse fim de semana

Depois de errar, recomeçar e escolher: 5 filmes da Netflix sobre amar de verdade ❤️

1 hora ago

Este filme da Netflix foi indicado a 10 prêmios e vai fazer a sua noite valer a pena

Este filme da Netflix indicado a 10 prêmios não é fácil de assistir — e…

1 hora ago

Filme recente de Steven Spielberg que foi indicado a 7 Oscars está na Netflix

Steven Spielberg resolveu se expor, ganhou 7 indicações ao Oscar e você pode ver na…

2 horas ago

Aborto sem consentimento, invasão e ameaças: os relatos que fizeram a Justiça agir contra Paulo Miklos, da banda Titãs

Medida protetiva não é “detalhe de processo”: quando a Justiça concede, ela cria regras imediatas…

2 horas ago

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

23 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

24 horas ago