saúde

Criança precisa de micróbios, não de antibióticos, para desenvolver a imunidade – dizem os cientistas.

Claro que é muito importante lavar as mãos. Mas o grande problema – no ocidente pelo menos – é que os pais resolveram levar à sério demais essa questão de manter tudo muito limpo.

A ciência moderna mostra que livrar-se dos minúsculos organismos chamados de micróbios com desinfetantes de mãos, sabonetes antibacterianos e doses exageradas de antibióticos estão causando um impacto terrivelmente negativo no sistema imunológico de nossos filhos, diz a microbiologista Marie-Claire Arrieta, co-autora de um livro chamado “Deixe-os comer sujeira: salvando nossos filhos de um mundo ultrapassado”.

Especialista acreditam que esse exagero na limpeza está contribuindo para uma série de condições crônicas que vão desde alergias a obesidade. Marie-Claire Arrieta explica que ao nascermos, não temos micróbios. Nosso sistema imunológico está subdesenvolvido. Porém assim que os micróbios entram em ação, eles ativam o nosso sistema imunológico que começa a funcionar corretamente.

O excesso de higiene é uma hipótese que explica por que as alergias, a obesidade e as doenças inflamatórias, são doenças que estão em uma crescente. Essa explicação, contudo não é apenas genética, de acordo com Marie-Claire Arrieta.

“Nossos genes simplesmente não mudam tão rápido”, explica. A pesquisa mostra consistentemente que essa falta de exposição aos micróbios estão contribuindo com o aparecimento destas doenças. Os cientistas consideram que esta exposição no início de nossas vidas é necessária para que nosso sistema imunológico seja treinado adequadamente e, eventualmente, possam evitar o desenvolvimento dessas doenças.

Um desses dados mostram que crianças que estão crescendo em um ambiente rural têm menos chances de desenvolver asma, segundo evidências epidemiológicas. Lógico que não é simplesmente pegar as coisas e ir morar em uma fazenda, mas o que o estudo sugere é que viver em um ambiente sem o excesso de limpeza é realmente melhor.

A mesma lógica se aplica para o benefīcio de quem tem um animal de estimação, especificamente um cão. Estudos também mostraram que limpar tudo que entra na boca do bebê aumenta suas chances de asma. A incidência de asma diminui se a chupeta é limpa na boca dos pais.

Claro que a higiene é essencial para a nossa saúde. Não devemos parar de lavar as mãos. Mas o certo é fazermos isto na hora que seja eficaz para a prevenção de doenças, ou seja: comer e depois de usar o banheiro.

O que passar disso, não é necessário. Então, se seu filho estiver no quintal brincando com terra, você não precisa remover essa sujeira, avisam os cientistas. Deve haver um equilíbrio entre prevenir a infecção, que ainda é uma ameaça real na sociedade, mas também promover esta exposição microbiana que, para os estudiosos, é saudável.

***

Texto originalmente publicado no TheStar, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher

***

Crédito Imagem: Px Here

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

12 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

12 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

12 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

12 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

19 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

19 horas ago