curiosidades

Carreta percorre Praia Grande oferecendo banho quente a moradores de rua

Neste inverno, uma boa ação vem fazendo a diferença na dura rotina de pessoas em situação de rua em Praia Grande. Uma carreta de banho circula por bairros da cidade com água aquecida e roupas limpas para aqueles que sofrem com as baixas temperaturas.

O projeto “Amigos do Banho” foi criado por voluntários de uma das paróquias da cidade no fim de 2017, mas só foi inaugurado em novembro de 2018. Desde então, a carreta itinerante passa por bairros do município todas as quartas-feiras. Por dia, a ação consegue oferecer cerca de 30 banhos com água aquecida.

Cada pessoa recebe um kit de higiene, roupas limpas e, quando disponível, um cobertor. Após o banho, eles também ganham uma marmita com arroz, feijão, carne, além de pão e suco. Ao todo, cerca de 400 refeições são distribuídas e 100 banhos são tomados.

Segundo o criador da carreta, Rubens Prado, a ideia de oferecer banho a moradores de rua surgiu após o hábito de sair à noite para ajudar quem precisa. “Fazemos refeições há dois anos, e tive a ideia ao conhecer a vida e as condições de higiene que essas pessoas apresentam. Pesquisei e consegui construir, com o apoio da igreja”.

Voluntários preparam cerca de 400 refeições mensais para pessoas em situação de rua (Foto: Rubens Prado/Arquivo Pessoal)

O projeto foi criado com o aporte financeiro da Paróquia Santo Antônio, de Praia Grande. Mas, Rubens ressalta que, no dia a dia, não faz nada sozinho. Uma equipe formada por cerca de 15 membros das capelas Espírito Santo e Mãe de Deus prepara as marmitas e o ajuda no funcionamento da carreta de banho.

O gesto de solidariedade é prontamente devolvido por quem recebe essa ajuda. “Um homem voltou para nos agradecer, dizendo que, com o banho e a roupa nova, teve forças para voltar para a família e conseguiu arrumar um emprego”, lembra.

Ele explica que, apesar do gesto de amor, o preconceito ainda é uma barreira quando se trata de ajudar pessoas em situação de rua. “Às vezes, não saímos por falta de roupas, pois 90% dos que tomam banho são homens. Existe muito preconceito em doar roupas e alimentos, acham que estamos incentivando para que essas pessoas fiquem na rua”, lamenta.

Refeições são compostas por arroz, feijão, mistura, pão e suco (Foto: Rubens Prado/Arquivo Pessoal)

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de A Tribuna.
Foto destacada: Arquivo Pessoal/ Rubens Prado.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

4 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

5 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

5 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

5 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

11 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

11 horas ago