Redação CONTI outra

Brasileiro curado de câncer terminal crê em misto de ciência e manifestação religiosa

O funcionário público aposentado Vamberto Luiz de Castro, de 65 anos, tinha um linfoma nos ossos em fase terminal. Ele tentou quimioterapia e radioterapia, mas seu corpo não respondeu bem a nenhuma das técnicas. Então, já tomando morfina todo dia, foi submetido a um tratamento inédito na América Latina. Trata-se de um método 100% brasileiro, baseado em uma técnica de terapia genética descoberta no exterior e conhecida como CART-Cell. Hoje livre do linfoma e aproveitando a “nova vida” ao lado da família, ele declara:

“Eu tenho recebido tanta manifestação de tanta gente que rezou. Eu prefiro dizer que é um misto de manifestação religiosa e ciência”.

Vamberto de Casto e a mulher, Rosemary Castro, se preparando para a alta no Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/Fantástico

Vamberto, que teve alta do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto no último domingo, 13, revela ainda estar tentando entender tudo o que aconteceu. “Eu estou meio assustado com tudo o que aconteceu, especialmente sobre o tratamento”.

O tratamento, ainda experimental no Brasil, foi realizado com uma equipe da Universidade de São Paulo (USP), e consiste em habilitar células de defesa do corpo (linfócitos T) com receptores capazes de reconhecer o tumor. O ataque é contínuo e específico e, na maioria das vezes, basta uma única dose.

Em conversa com o G1, Vamberto contou que desde que teve alta e pôde voltar para casa, fica admirando os cômodos, os móveis e a paisagem de montanhas que vê da janela. O deslumbramento não é para menos. Antes do tratamento, as chances de cura eram quase inexistentes.

“É um sentimento impagável. Ontem mesmo foi a primeira manhã que passei aqui [em casa]. Terminei o café e fiquei olhando para a mata. É um sentimento muito confortável, agradável”, disse.

Há um mês, o corpo do paciente estava tomado por tumores, evidenciados no exame pelas manchas pretas. Nesta semana, o resultado do exame mostra que a maioria das manchas desapareceu e as que restam sinalizam a evolução da terapia. — Foto: Reprodução/Fantástico

Apesar de considerar que possa ter tido também uma bênção, ele se disse muito grato aos médicos e à toda equipe que o acompanhou.

“A equipe muito bem preparada, um pessoal que tem o domínio do conhecimento que adquiriu impressionante. Eles chegaram com elegância clássica e não perderam a simplicidade”, elogiou o atendimento humanitário que recebeu.

Dimas Tadeu Covas, que coordena o Centro de Terapia Celular do HC de Ribeirão, responsável pelo tratamento de Vamberto, afirmou que se as etapas de estudos e pesquisas da nova técnica se manterem promissoras, o tratamento pode ser adotado em larga escala com adaptações nos laboratórios de produção. “Os investimentos necessários para ampliação da capacidade produtiva são de pequena monta, da ordem de R$ 10 milhões”.

***

Imagem de capa: Vamberto Luiz de Castro, de 64 anos, comemora sucesso de terapia genética inédita na América Latina — Foto: Vamberto de Castro/Arquivo pessoal

Com informações de G1
CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

10 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

10 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

10 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

10 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

16 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

17 horas ago