Nesta quarta-feira (13) ocorreu o resgate de alguns homens que ficaram ilhados, após o naufrágio de um barco, na Ilha das Flechas, a 150 km de Belém, no Pará. Eles foram resgatados graças à um bilhete que escreveram e colocaram dentro de uma garrafa.
“Socorro, socorro, precisamos de ajuda. Nosso barco pegou fogo, estamos à 13 dias na Ilha das Flechas sem comida. Avise nossa família”, dizia o papel, encontrado por alguns pescadores.
O bilhete foi uma tentativa dos homens para pedir ajuda. Eram seis pessoas que ocupavam a embarcação “Bom Jesus”, que naufragou nas proximidades da ilha. Os homens foram resgatados pela Marinha do Brasil em uma aeronave Super Cougar e foram levados para Belém. De acordo com o órgão, eles apresentavam bom estado de saúde e passaram por atendimento médico no Hospital do 4º Distrito Naval.
“Estou desempregado. Saí de Santarém para fazer essa viagem. Durante a viagem pegamos um temporal, e a embarcação pegou fogo na parte da cozinha. E nós começamos a ‘jogar a embarcação’ para ver se encontrávamos uma praia, onde ficamos 17 dias”, contou Jeferson Marcos dos Santos, um dos tripulantes.
Jeferson teve a ideia do bilhete na garrafa junto de Joelson Silva da Costa, que contou que “aprendeu essa tática em um curso que fez na Marinha”. Eles amarraram a garrafa em uma boia e soltaram-na no mar.
Os náufragos passaram quase 20 dias na ilha, se alimentaram com o resto do estoque de comida do barco e beberam água da chuva.
De acordo com a Marinha, um inquérito administrativo será instaurado “para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidade do acidente”.
Com informações de Diário do Nordeste
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…