curiosidades

Bebê chimpanzé se abraça com um macaco de pelúcia após ser rejeitado pela mãe e encontra uma nova família

Os chimpanzés são nossos primos mais próximos, compartilhamos cerca de 98% dos nossos genes. Uma das principais semelhanças que temos com esses primatas é que os bebês chimpanzés, como os humanos, precisam de afeto, cuidado e brincadeiras.

A foto desse bebê chimpanzé viralizou na internet, ele foi abandonado pela mãe em 2019, e encontrou conforto em um macaco de pelúcia, a foto derreteu corações na Internet.

Infelizmente, no mundo animal às vezes as mães abandonam seus filhos e quando isso aconteceu com o bebê Djibril em um zoológico em Málaga, na Espanha, ele teve que aprender a sobreviver por conta própria.

Sua mãe, Kika, que foi resgatada de donos abusivos em um circo, nunca aprendeu nenhuma habilidade materna e deixou seus filhos no nascimento. Os guardiões do zoológico tiveram que encontrar outro chimpanzé que o criasse como seu filhote e lhe desse o que os humanos nunca seriam capazes de dar.

Esta história teve uma reviravolta feliz quando o parque animal BIOPARK Valencia, que garante o bem-estar e conforto dos animais ao proporcionar-lhes ambientes próximos ao seu habitat natural, realojou o pequeno de apenas 16 meses com uma mãe adotiva, chamada Eva.

Djibril foi apresentado ao novo ambiente do BIOPARK Valencia em julho de 2019 e teve que passar por um difícil processo de adaptação. Inicialmente, o plano era ele encontrar uma mãe adotiva em Malin, mas ela também não demonstrou interesse no bebê. Felizmente, Eva, colocou Djibril sob sua proteção, mostrando maternidade e cuidado, apesar de nunca ter tido a experiência com outros filhotes.

O instinto de sobrevivência de Djibril e o instinto maternal de Eva os uniram apesar de todas as probabilidades, e um ano após sua chegada ao parque, Djibril agora pode desfrutar de uma nova família.

O pequeno Djibril desempenha um papel importante para uma espécie dos chimpanzés ocidentais, que são a única subespécie entre os chimpanzés e encontram-se em estado crítico de extinção.

De acordo com o WWF , a espécie está ameaçada de extinção em seu ambiente natural – os chimpanzés já desapareceram completamente de quatro países e estão sob enorme pressão em todos os outros lugares onde vivem. A colaboração entre BIOPARC Fuengirola e Valencia em encontrar para Djibril uma família adotiva contribuirá para a preservação desta subespécie. Assim, o bebê representa esperança para a espécie e todo o ecossistema.

 

 

Créditos das imagens: bioparcvalencia

Com informações de Bored Panda

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

23 horas ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

1 dia ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

2 dias ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

2 dias ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

2 dias ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

2 dias ago