Um som estranho foi identificado a bordo da espaçonave Starliner, da Boeing, atualmente acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS). O astronauta Butch Wilmore, da NASA, relatou o incidente durante uma transmissão ao vivo, descrevendo o som como um “ruído pulsante, quase como um sonar” vindo do alto-falante da nave.
Wilmore entrou em contato com a equipe de suporte em solo para relatar o barulho. “Há um ruído estranho vindo do alto-falante. Eu não sei se você pode se conectar à Starliner. Vou ficar de olho nisso”, afirmou o astronauta, destacando que o som poderia estar relacionado à conexão entre a nave e a ISS.
O atendente, sem conseguir identificar o problema remotamente, perguntou se havia algo mais incomum ocorrendo na Starliner. “Só para ter certeza de que estamos na mesma página: isso está emanando do alto-falante da Starliner. Você não notou mais nada, nenhum outro ruído, nenhuma outra configuração estranha aí?”, questionou.
A situação ocorre enquanto os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, ambos da NASA, estão há mais de dois meses na ISS. Eles foram enviados à estação a bordo da Starliner em seu voo inaugural tripulado. Originalmente planejada para uma semana, a missão foi estendida devido a preocupações com a segurança da espaçonave, que ainda não é considerada segura para o retorno dos astronautas à Terra.
Em resposta, a NASA decidiu que seus astronautas retornarão em fevereiro de 2025 a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX. Já a Starliner, que permanecerá na ISS por mais alguns dias, deverá desacoplar no dia 6 de setembro, às 19h (horário de Brasília). A espaçonave passará cerca de seis horas em manobras antes de pousar no Porto Espacial White Sands, no Novo México, por volta da 1h.
A Nasa desvendou o mistério dos ruídos ouvidos na espaçonave da Starliner. A agência explicou que o som pulsante ouvido pelo astronauta Butch Wilmore a bordo da Estação Espacial Internacional, parou. Segundo a agência, o ruído do alto-falante foi resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner.
“O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias espaçonaves e módulos sejam interconectados, sendo comum a ocorrência de ruídos e feedbacks. A tripulação é orientada a contatar o controle da missão quando ouvir sons provenientes do sistema de comunicação”.
Os agentes em solo garantiram que o feedback do alto-falante relatado por Wilmore não tem impacto técnico para a tripulação, a Starliner ou as operações da estação, “incluindo a desacoplagem não tripulada da Starliner da estação, prevista para não antes de sexta-feira, 6 de setembro”, disse a agência.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…