As invasões fotográficas do ilustrador brasileiro Lucas Levitan

Lucas Levitan, ilustrador brasileiro, tem uma imaginação fértil que inventa situações e histórias alternativas para tudo o que vê. Em sua série de imagens chamada Photo Invasion, ele invade fotos de usuários do Instagram usando ilustrações de desenhos animados criativas e divertidas.

Natural de Porto Alegre, Lucas Levitan saiu do Brasil em 2005 para fazer um mestrado em arte e design na Universidade de Artes de Londres. Ele havia programado ficar um ano no país (o tempo de duração do curso), mas acabou se apaixonando pela cidade e cultura londrina, e lá permaneceu. Desde então, Levitan já trabalhou como cineasta, artista plástico, designer e ilustrador. Hoje, ele atua como diretor de criação freelancer em publicidade.

A inspiração do projeto Photo Invasion surgiu de uma experiência de quase morte. Enquanto Levitan caminhava tranquilamente pelas ruas de Londres, um tijolo despencou do quarto andar de um prédio em construção e se espatifou no chão, passando a 10 cm de sua cabeça. Naquela ocasião, o brasileiro sentiu imensa gratidão pela vida, e concluiu que ainda tinha muitos projetos para pôr em prática antes de morrer. Foi daí que nasceu o Photo Invasion.

Esse projeto, iniciado em março de 2014, une duas paixões de Levitan: ilustração e fotografia.

Em entrevista para o jornal Correio Braziliense, ele afirma:

“Comecei fazendo ‘invasões’ em minhas próprias fotos, mas vi que interagir em fotografias de outros é mais divertido. O Instagram me ajudou a caçar imagens e encontrar ‘vítimas’ de todo o mundo.”

O projeto é simples, mas inquisidor. De maneira lúdica e engenhosa, o ilustrador faz intervenções nas fotos de estranhos que o inspiram. Mas Levitan não é um ladrão. Ele faz questão de creditar as pessoas cujas fotos ele invadiu. Seus objetivos são meramente artísticos, e os resultados, há de se dizer, são extraordinários.

Os contextos das fotos originais que Levitan se inspira fazem ainda mais sentido quando o ilustrador adiciona seus desenhos. Às vezes, as circunstâncias são completamente alteradas, mas, na maioria dos casos, as ilustrações enriquecem o conteúdo.

A interação criada por Levitan em seus personagens dá a impressão de que as fotos são frames de desenhos animados, por sinal, muito engraçados.

De fato, o brasileiro uniu destreza, oportunismo e efetividade para criar essas ilustrações. Veja a seguir:

 

*Mais informações

Eduardo Ruano

Escritor e revisor. Eu me considero uma pessoa racional, analítica, curiosa, imaginativa e ansiosa. Gosto de ler, ouvir música, assistir filmes e séries, beber e viajar com os amigos. Estudioso de filosofia, arte e psicologia. Odeio burocracias, formalismos e convenções. Amo pessoas excêntricas, autênticas e um pouco loucas, até certo ponto. Estou sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras.

Recent Posts

Passageiro fica preso em banheiro de avião durante voo e recebe bilhete: “Tentamos o nosso melhor”

Um voo da SpiceJet de Mumbai para Bengaluru, na Índia, transformou-se em uma experiência angustiante…

13 horas ago

WhatsApp vai deixar de funcionar em 35 modelos de smartphones a partir desta quarta-feira; saiba quais!

Se você possui um dos modelos de celular da lista, é hora de fazer um…

16 horas ago

‘Não acho que a gente errou’, diz diretora de colégio de filha de Samara Felippo sobre não expulsar alunas que praticaram racismo

De acordo com a diretora do Vera Cruz, a decisão de apenas suspender as alunas…

17 horas ago

Socialite conta horror de 10 anos em cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

Uma história de cárcere privado e manipulação veio à tona no prestigiado Edifício Chopin, na…

2 dias ago

Gatinha sobrevive após ser enviada por engano em pacote de devolução da Amazon nos EUA

A gata Galena, de seis anos, sobreviveu a seis dias de viagem sem comida ou…

2 dias ago

Kate Winslet está pronta para destruir corações neste filme irresistível que acaba de chegar à Netflix

Uma mulher retorna linda e poderosa à sua cidadezinha natal para acertar as contas com…

2 dias ago