A União Europeia aprovou com 560 votos a favor, 35 contra e 28 abstenções a diretiva que proíbe definitivamente a utilização de pratos, talheres, canudos e cotonetes. O banimento destes produtos que são uns dos maiores algozes do meio ambiente, passa a valer a partir de 2021.
O acordo prevê que produtores de filtros de cigarro que contém plástico deverão cobrir os gastos da coleta pública de cigarros despejados no ambiente. Da mesma maneira, os produtores de artigos de pesca perdidos no mar deverão arcar com os custos da coleta.
A diretiva estipula ainda que informações sobre o impacto ambiental da dispersão de cigarros com filtros plásticos na rua devem, obrigatoriamente, estar presentes nos rótulos dos produtos.
A expectativa é de que a nova legislação reduza os danos ambientais em 22 bilhões de euros, o custo estimado da poluição por plásticos na Europa até 2030. Hoje, a Europa recicla apenas cerca de um quarto das 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos que produz todos os anos.
***
Com informações de Greenme- Greenme
Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌
CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…
Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…
Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…
Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗
Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…