Lição de vida

Após pedalar 42 km por dia para estudar, pedreiro se forma em direito

Joaquim Corsino de 63 anos, pedreiro, precisou vencer muitos desafios e esperar mais de 40 anos para realizar seu grande sonho. Vestido de beca e com chapéu de formado ele recebeu, o tão sonhado diploma de graduação em Direito.

Vencendo as dificuldades

O agora Bacharel em Direito, Joaquim Corsino, pedalava diariamente 42 Km, entre Cariacica, onde mora, até Vitória, onde fica a faculdade de Direito em que ele cursava.

A distância, nunca desanimou o estudante. O sonho de Joaquim para o futuro é ser Delegado, “Quero ser delegado de polícia”.

Esse mineiro nascido na cidade de Itaumirim, Minas Gerais, chegou ao Espirito Santo aos 18 anos. Com mais de 20 concluiu um curso técnico em Administração.

Mas após ser aprovado no vestibular de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1980, ele precisou deixar os estudos para trabalhar. Começou a atuar como ajudante de pedreiro e mais tarde como pedreiro.

Mesmo com a dura rotina, internamente Joaquim sempre alimentava a vontade de estudar. Por isso a cada tijolo assentado, parte do dinheiro ganho era guardado. Atuando como pedreiro em Bandeirantes, Cariacica, o pedreiro juntou ao longo dos anos R$ 55 mil para os estudos.

Joaquim Corsino contou sua história no programa Encontro.

“Eu sou um camarada que gosta das coisas honestas. Sempre quis fazer um curso de Direito para ajudar outras pessoas”, conta Joaquim, que em 2008 iniciou a graduação em uma faculdade privada. Quatro períodos foram concluídos, mas o pedreiro teve que adiar o sonho por mais um tempo.

“Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo”, lembrou.

Mas mesmo com mais essa dificuldade, em 2012 Joaquim retornou à graduação e não parou mais. Todos os dias ele fazia o trajeto de sua casa até a faculdade, em Vitória, com sua bicicleta em um percurso de 42 km.

Mas se engana que com o diploma na mão a saga desse guerreiro chegou ao fim. O bacharel em direitos está planejando o seu futuro!

O próximo passo é ser aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em seguida, pretende se tornar delegado. “Quando eu leio a Constituição no artigo quinto, que fala que todos têm direitos iguais, vejo que tem muita coisa boa nela e eu gostaria de contribuir para isso”.

Assista a reportagem do pedreiro Joaquim Corsino:

 

Informações: G1

Via Bem mais Mulher

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

7 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

8 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

8 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

8 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

14 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

14 horas ago