Isaias Costa

Amamos quem nos ajuda a sermos melhores

Amamos quem nos aceita como somos, fazendo com que nos tornemos melhores. Amamos quem reflete uma imagem nossa que nos agrada. Amamos quem é capaz de despertar nossas energias emocionais e criativas até então adormecidas. Amamos quem ajuda a nos transformarmos em pessoas amorosas”.

Harold Kushner

Essas lindas palavras desse rabino norte-americano são muito profundas e verdadeiras. Em meio a tantas crises que nosso mundo vem passando, refletir sobre o amor penso ser o melhor caminho para superação de tudo. Como dizia Jesus Cristo: “o amor perfeito lança fora todo o medo”.

Estamos atravessando uma pandemia e muitos têm escrito ou gravado vídeo mostrando as discrepâncias de comportamento das pessoas. Umas extremamente comprometidas com a coletividade, tirando dinheiro do próprio sustento para ajudar famílias carentes, ou ficando em casa junto com crianças pequenas para servir de exemplo pra elas que esse é um gesto de amor, ou que estão na linha de frente nos hospitais cuidando de pacientes em estado grave pelo coronavírus e dessa forma, estando muito mais vulneráveis do que as outras pessoas.

Há também grandes intelectuais gravando vídeos, fazendo Lives nas redes sociais, escrevendo textos e artigos, e estão nos convidando a refletirmos juntos, a pensarmos juntos soluções para esse período de crises e acima de tudo, para o período pós-crise.

Tenho percebido essas inúmeras demonstrações de amor e não vou citar nomes porque é um verdadeiro batalhão de pessoas tendo essa maravilhosa mobilização na direção do bem e do cuidado. Mas não sejamos ingênuos! É claro que existem muitas pessoas que estão nesta crise revelando quem realmente são: egoístas, ensimesmadas, pouco ou nada empáticas, aproveitadoras, mesquinhas etc. Destas o que precisamos nutrir é o sentimento de compaixão à distância.

Esse sentimento é difícil de ser compreendido, então vou me ater um pouco a ele. Quem mais me ensinou isso foi o mestre Dalai Lama. Ele sempre diz que a compaixão não é visceral, não é um sentimento genuíno, ele precisa ser aprendido e exercitado, e assim como exercitar os músculos faz com que eles fiquem doloridos no começo, assim é com o nosso coração. Sentimos uma dor profunda ao emanar amor para quem demostra pelas atitudes o total oposto disso.

Dessa forma, resumindo, a compaixão é internamente emanar o amor, mas evitando a proximidade física com os que não vibram nessa frequência. Jamais sendo omisso aos erros, defeitos ou mesmo crueldades de alguns.

Atitudes más e destrutivas devem sim ser combatidas, mas minha sugestão é que isso seja feito com amor, sem colocar ainda mais raiva, ódio, ignorância etc. nas situações em que tais sentimentos predominam.

Além disso, o ideal é nos cercarmos de bons exemplos, de pessoas repletas de amor, que demonstram esse amor e assim nos ensinam a ser pessoas mais amorosas!… Quero nesse breve texto exaltar principalmente àquelas que estão em serviços essenciais que não podem parar de jeito nenhum: médicos, enfermeiros, assistentes, garis, faxineiros(as), cozinheiros(as), padeiros(as), seguranças, policiais, caixas de supermercado, atendentes de farmácias, agentes de telecomunicações, motoristas de ônibus, condutores de UBER e taxi, correios, entregadores de aplicativos etc. etc. Essas pessoas, que na imensa maioria (quase a totalidade) são anônimos. Meu muito obrigado, minha profunda gratidão. O amor de vocês é provado pelo próprio trabalho que muitas vezes envolve a sobrevivência de si e da família.

Esteja perto de pessoas que ativem o melhor que há em você, que torcem pelo seu bem, pelo seu sucesso, e nesses tempos, obviamente, torcem para que você esteja 100% saudável.

Concluo retomando uma das frases que mais me norteia na vida e que tem me ajudado imensamente a enfrentar essa crise com a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo, parafraseando o grande Walter Franco.

Uma linda frase atribuída ao pacifista Mahatma Gandhi: “O amor de um único homem neutraliza o ódio de milhões…”.

***
Photo by Baylee Gramling on Unsplash

Isaias Costa

Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor particular de Física e Matemática e nas consultas com Psicanálise em Fortaleza. Também escreve no seu blog "Para além do agora" compartilhando conteúdos voltados para o autoconhecimento e evolução pessoal. Contato: isaiaspsicanalista@gmail.com

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

1 dia ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

2 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

2 dias ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

2 dias ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

2 dias ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

3 dias ago