Fazer uma baliza no trânsito em uma situação normal já é motivo de tensão para algumas pessoas; mas pode ser algo ainda mais assustador quando se faz isso sob o olhar atento de um avaliador em uma prova prática para tirar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação. É bastante comum ouvir histórias de pessoas que, diante do nervosismo da situação, acabam não se saindo bem ao tentar estacioinar o carro em uma vaga entre dois veículos. No entanto, o que aconteceu durante uma prova prática do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) vai além do que poderíamos esperar: uma aluna de autoescola capotou o carro que conduzia durante a prova.
A autoescola em que a garota fez as aulas de direção informou ao UOL que o avaliador responsável por acompanhar o teste se recusou a permanecer no veículo com a condutora quando ela se preparava para fazer a baliza, momento em que o acidente aconteceu.
A prova foi realizada na última segunda-feira (15) na rua Santiago Dantas, no bairro Estreito, área continental de Florianópolis. A aluna terá que pagar uma taxa e refazer o teste se quiser obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A jovem está recuperada e sem ferimentos após o incidente.
Roberto Pereira, diretor do centro de preparação de condutores dono do veículo danificado, relatou que a aluna dirigia um Fiat Mobi e estava nervosa, por isso, um instrutor da empresa solicitou que o avaliador do Detran-SC ficasse com a jovem dentro do veículo para acalmá-la durante a execução do procedimento, o que teria sido negado.
“Na hora da baliza, ela estava nervosa e nosso instrutor pediu que ele (avaliador) não descesse do carro; ele bateu o pé e disse que não ficaria no carro. Nosso instrutor voltou a argumentar que ela estava nervosa, mas a prova prosseguiu. Quando ela estava fazendo a manobra da baliza, ela se desesperou e, em vez de frear, acelerou o carro. O veículo subiu na calçada, pegou numa mureta, e capotou”, disse ao UOL.
A autoescola afirmou que já havia feito um comunicado em maio à corregedoria do Detran-SC de que os examinadores costumam ficar fora do veículo durante a prova. “Não foram tomadas providências e o que aconteceu nessa semana já era algo esperado. Graças a Deus ela não se machucou, nem machucou outros alunos que também faziam os testes”.
Conforme o artigo 14, da resolução 789, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no momento do exame de direção o candidato deverá estar acompanhado por, “no mínimo, dois membros da comissão” [avaliadora].
O centro de treinamento de condutores pretende mover ação para solicotar ressarcimento do prejuízo causado no veículo da autoescola, que segue sem estimativa de gastos para reparos.
***
Redação Conti Outra, com informações do BOL.
Fotos: Reprodução.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…